10 dicas para organizar o estoque da sua loja de roupas

por | 13 abr, 2023 | Estoque

Se você é proprietário de uma loja de roupas já deve ter se preocupado em algum momento com a arrumação e a organização do seu estoque, não é verdade? Organizar o estoque da sua loja de roupas não é nenhum bicho de 7 cabeças como parece e também não deveria ser a coisa mais difícil do mundo.

Ainda assim, é necessário estabelecer um processo de trabalho bem definido e, principalmente: ter consciência de que manter o estoque organizado é uma das principais tarefas de gestão nas pequenas empresas.

No post de hoje vamos ajudá-lo a entender a importância de manter a organização do estoque e de quebra vamos fornecer 10 dicas para você organizar o estoque da sua loja de roupas com sucesso.

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Boa leitura!

Por que você deve organizar o estoque da sua loja de roupas

Você já deve ter ouvido em algum momento a expressão “produto em estoque é igual a dinheiro parado”.

A partir do momento que o produto chegou e foi para o estoque, ele precisa ser cuidado. Afinal de contas, é o seu dinheiro que está ali, não é verdade?

O produto pode ser danificado, perdido ou até acabar saindo de moda de tanto tempo que ele ficou parado no seu estoque. Obviamente, em todos esses casos você acaba perdendo dinheiro.

Além disso, um estoque bagunçado ou mal organizado pode acabar afetando o atendimento, impactando negativamente na percepção de qualidade que o cliente possui sobre a sua empresa.

A seguir, separamos os problemas mais comuns que podem surgir na sua loja de roupas em decorrência da falta de organização do estoque:

  • O vendedor acaba perdendo muito tempo procurando por itens que os clientes solicitam e que não são encontrados na área de venda nem no estoque
  • Aumento do número de erros na hora de entregar ou enviar produtos ao cliente
  • Redução na produtividade e na organização do espaço interno da loja
  • Aumento dos prejuízos causados por produtos que estão parados no estoque
  • Dificuldade para realizar promoções e outros estímulos para venda
  • Redução da satisfação dos clientes com serviços lentos e ineficientes
  • Dificuldade para realizar a reposição do estoque
  • Excesso de produtos parados em estoque e sem giro
  • Diminuição da margem de lucro

10 dicas para organizar o estoque da sua loja de roupas com sucesso

A seguir, separamos para você um conjunto de 10 dicas para ajudar na tarefa de organizar o estoque da sua loja de roupas com sucesso para não perder mais vendas e clientes para a concorrência.

1. Classificando os produtos da sua loja

A ação mais importante que você deve realizar para organizar o estoque da sua loja de roupas é a classificação e categorização do inventário de produtos.

Os produtos possuem uma série de características que os diferenciam entre si e que devem ser utilizados a seu favor, tanto para controle quanto para facilitar seu próprio trabalho de gestão.

Além disso, organizar o estoque conforme a sua classificação pode facilitar seu trabalho diário e fornecer informações úteis das compras e das vendas realizadas.

A seguir, separamos as características mais comuns e mais utilizadas para classificar os produtos em uma loja de roupas:

  • Gênero
  • Marca
  • Tamanho
  • Cor
  • Grupo e Subgrupo

2. Cadastre todos os produtos e atualize o estoque

Uma vez definida a estrutura para classificação, chegou a hora de realizar o cadastro dos produtos e atualizar o seu estoque.

Como você vai realizar essa tarefa vai depender de qual ferramenta você vai utilizar para fazer o cadastro. Você pode utilizar o famoso caderninho, uma planilha de Excel ou um sistema para controle de estoque, não importa.

O mais importante é você manter um registro individual de cada produto e o seu estoque atualizado.

À medida que você realiza as operações de entrada e saída de produtos, as informações do estoque precisam ser atualizadas no cadastro de cada produto movimentado.

Obviamente, se você utilizar um sistema para loja de roupas, a sua vida será muito mais fácil, tendo em vista que muitas dessas tarefas são realizadas de forma automática.

3. Estabeleça processos operacionais bem definidos

Chegou a hora de estabelecer as regras e os processos que devem ser realizados para a movimentação das peças no estoque, tanto para a entrada, quanto para a saída de produtos.

Você precisa definir as tarefas e as ações que devem acontecer para cada tipo de movimentação, bem como as pessoas que deverão realizar essas tarefas.

Além disso, também será necessário treinar os colaboradores para a execução desses processos. Esse é um passo importante já que a operação de uma loja pode envolver várias pessoas e um bom padrão de trabalho precisa ser desenvolvido.

4. Controle as movimentações de entrada e saída de produtos do seu estoque

Controle de entrada e saída para organizar o estoque da sua loja de roupas

Organizar o estoque da sua loja de roupas vai depender muito do controle que você faz das movimentações de entrada e saída dos produtos do estoque.

Você precisa realizar a gestão do suprimento (o abastecimento do estoque) e o controle das vendas. Essas são as duas principais operações que movimentam produtos e você deve ficar atento a elas.

Ainda existem outras operações como devolução, troca e perda que você ainda vai precisar controlar, porém, o volume de operações nesses casos costuma ser bem menor.

Vale lembrar que as informações envolvidas nessas movimentações são muito importantes para a gestão do inventário.

5. Definindo os limites de estoque para os produtos

Uma dica importante para quem deseja organizar o estoque da sua loja de roupas é definir os limites mínimos e máximos para as quantidades dos produtos no estoque.

Estabelecer esses limites, seja por linha de produtos, coleção ou individualmente, vai ajudar muito no seu gerenciamento e no controle do inventário. Esses limites podem ser utilizados para definir o momento para realizar ações importantes para a manutenção do estoque.

Logicamente, você precisa utilizar as informações disponíveis das movimentações realizadas, bem como suas expectativas de vendas para analisar e planejar de forma correta quais serão esses valores.

Quando você determina o estoque mínimo de um determinado produto, você está dizendo que a sua loja precisa ter no mínimo aquela quantidade do produto em estoque para seguir realizando vendas sem problemas.

Por outro lado, quando você indica o estoque máximo de um determinado produto, está especificando que não pode haver mais do que essa quantidade para o produto em estoque, já que não é comum vender mais do que essa quantidade em um dado período.

O lojista deve ficar atento e utilizar essas informações para tomada de decisão. Produtos que alcancem seu estoque mínimo podem precisar de suprimento e novos pedidos devem ser realizados junto aos fornecedores.

Já para produtos que atinjam seus pontos de estoque máximo, pode ser necessário realizar novas ações promocionais ou de queima de estoque para equilibrar a balança e aumentar o giro desses produtos.

6. Faça a conferência do estoque da sua loja de roupas regularmente

A melhor forma de garantir que as suas ações estão sendo eficientes é realizar a conferência regular do estoque. Esse inventário vai ajudá-la(o) a determinar o sucesso ou fracasso do seu controle.

É com base nos resultados da conferência que você vai poder realizar ações corretivas nas tarefas e rotinas de gerenciamento.

Após finalizar a conferência é necessário verificar quais produtos devem ter seus estoques ajustados. Essa é uma tarefa crucial e de nada vai valer a conferência se o estoque seguir incoerente, não é verdade?

Você também precisa definir com que frequência vai realizar essa conferência, bem como se ela será feita de forma parcial ou integral. A conferência pode ser semanal, mensal ou trimestral, não importa. Procure ajustar a frequência e a forma conforme a necessidade da sua empresa.

7. Analise os relatórios de vendas para saber o que vende mais e o que não vende

Analisar relatórios para organizar o estoque da sua loja de roupas

Utilize os relatórios de vendas para determinar quais são os produtos que vendem e possuem o maior giro e leve isso em consideração ao preparar os pedidos para os fornecedores.

Por outro lado, você também pode utilizar essas informações para descobrir quais são as peças com percentual menor de venda. Tente determinar os motivos e o que pode ser feito para aumentar as vendas desses produtos.

Também é importante ao analisar os relatórios, cruzar essas informações com os dados de compra e abastecimento desses produtos. Como está o estoque desses produtos? Os custos? A margem de lucro?

Utilize essas informações para evitar que você venda pelo preço errado e diminua a sua lucratividade.

8. Trabalhe o giro do seu estoque de produtos

Outra ferramenta importante para controlar e organizar o estoque da sua loja de roupas é o giro.

Analisar sistematicamente o giro dos produtos é fundamental para a gestão eficiente do seu estoque. Você precisa conhecer o tempo que os produtos levam no estoque, bem como o fluxo até o momento da sua venda.

Produtos com maior venda, tendem a ter um giro maior, já que ficam menos tempo em estoque e logo são vendidos. Porém, você precisa ter uma atenção especial nos produtos com menor giro. Esses produtos costumam levar mais tempo parados no estoque.

Precisamos lembrar que os produtos parados no estoque estão gastando tempo e energia para serem mantidos, sem contar a depreciação e a possibilidade de sofrerem danos e ficarem inviáveis para venda.

Para evitar que isso aconteça, tente estimular as vendas desses produtos, seja por meio de promoções ou outras estratégias que fizerem sentido para o seu negócio e que estejam dentro do seu planejamento financeiro.

9. Conheça a sazonalidade dos produtos da sua loja

Um dos fatores importantes que influenciam no fluxo de vendas da sua loja e de todo segmento de moda, é a sazonalidade.

É preciso estar atento e saber administrar os produtos de venda sazonal para não acabar com produtos presos em estoque e que não possuem mais o estímulo do período para realizar novas vendas.

A melhor forma de lidar com a sazonalidade é o planejamento. O lojista precisa se preparar, tanto na organização do estoque quanto nas estratégias de venda para o estoque que não foi vendido.

Utilize as informações de períodos passados para ajudá-la(o) a determinar a quantidade em estoque adequada para esses produtos segundo as suas previsões de venda, assim como as ações de promoção e de queima de estoque que serão realizadas para não ficar com produtos encalhados.

10. Use a tecnologia a favor do seu negócio

Cuidar da gestão de um negócio, muitas das vezes estando envolvido diretamente a sua operação, não é tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, ter que cuidar dos processos e dos registros de forma manual é o primeiro passo para se desorganizar novamente.

A transformação digital influencia como as empresas estão lidando com a tecnologia no seu dia a dia, gerando uma série de benefícios.

Adotar o uso de algumas tecnologias, em especial os sistemas de gerenciamento integrado, pode facilitar muito as tarefas de gestão na sua empresa, automatizando processos, aumentando a eficiência operacional, melhorando a qualidade do atendimento ao cliente e criando um banco de dados com informações de qualidade para a tomada de decisão. Se você ainda não possui um sistema na sua loja de roupas, considere implantar um. Essa pode ser uma ferramenta importante para a gestão da sua empresa e para organizar o estoque da sua loja de roupas com sucesso.

Guilherme Soares

Guilherme Soares

Analista de Tecnologia para PMEs

Conteúdo criado por um humano 🙋‍♂️

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