O Whatsapp é o principal aplicativo para troca de mensagens utilizado no Brasil, ultrapassando a casa dos 120 milhões de usuários ativos.
Obviamente, além de ser uma das melhores ferramentas para comunicação, o Whatsapp acabou se tornando um ótimo canal de vendas e de atendimento ao cliente para empresas de todos os tamanhos e setores.
De fato, segundo estudo recente do Sebrae e da FGV, 84% das pequenas empresas que vendem os seus produtos e serviços online já utilizam o Whatsapp comercialmente.
Essa tendência tornou-se ainda mais forte e relevante durante a pandemia de COVID-19, quando muitas empresas tiveram que interromper temporariamente o atendimento presencial.
Neste artigo vamos fornecer a você 10 dicas úteis de como utilizar o Whatsapp Business e os seus recursos para alavancar as vendas na sua empresa, mesmo que ela seja um pequeno negócio local.
O que é o Whatsapp Business e como ele funciona
O Whatsapp Business é a versão do Whatsapp desenvolvida para atender as necessidades específicas das micro e pequenas empresas que desejam melhorar a comunicação e as interações com os seus clientes.
Para atender a demanda dos empreendedores e dos pequenos negócios, o Whatsapp Business oferece uma série de ferramentas exclusivas para auxiliar no contato com potenciais clientes de forma rápida, prática e segura.
Por exemplo, os consumidores podem acessar facilmente informações como horário de funcionamento e o catálogo de produtos da empresa. Não é interessante?
Whatsapp Business: 10 dicas para alavancar as vendas em negócios locais
Agora que você já entende o que é o Whatsapp Business e sabe como funciona essa incrível ferramenta, vamos para as nossas principais dicas para ajudar você a alavancar as vendas usando essa poderosa plataforma na sua empresa, seja ela um pequeno negócio ou uma loja de bairro (negócio local).
1) Crie um perfil comercial para a sua empresa
Com o Whatsapp Business é possível criar um perfil profissional para sua empresa dentro da plataforma (que chamamos perfil comercial).
No seu perfil comercial é possível adicionar a logomarca da sua empresa além de informações importantes para seus clientes como o horário de atendimento, site, dentre outras informações.
Uma dica útil é tentar manter a identidade visual da sua empresa quando estiver preparando o perfil comercial do seu negócio. Dessa forma você aumenta as chances de ser lembrado pelo seu cliente e de quebra, ainda reforça a sua marca.
2) Monte um catálogo de produtos bem legal para a sua empresa
Depois de caprichar no perfil da sua empresa, chegou a hora de apresentar os produtos e serviços do seu negócio.
Pense no catálogo de produtos como uma grande vitrine, onde os clientes podem ter acesso a uma imagem do produto, uma descrição, o preço e um link para a página do produto no seu site, por exemplo.
Através do catálogo é possível criar uma coleção e ainda compartilhar os produtos diretamente com os seus clientes diretamente pelo Whatsapp. Legal né?
3) Atualize o status da sua conta com frequência
Além do catálogo de produtos, o Whatsapp Business também possui uma ferramenta muito importante que é parecida com os stories do Instagram.
Através de fotos e vídeos que ficam disponíveis por até 24 horas, é possível compartilhar com o seu público um pouco do dia a dia da sua loja, informações sobre promoções e eventos e muito mais.
Compartilhe com os seus clientes informações importantes sobre o seu negócio, mesmo sem a necessidade de iniciar uma conversa.
4) Use mensagens automáticas e respostas rápidas
Uma das principais funcionalidades disponibilizadas no Whatsapp Business é o envio de mensagens automáticas quando você está ausente.
Esse recurso permite que você crie uma mensagem personalizada que é enviada quando um contato inicia uma conversa enquanto você está ausente e não pode seguir no atendimento.
Além disso, também é possível enviar uma mensagem padrão automaticamente quando um contato começa uma conversa.
Também é possível criar um conjunto de respostas rápidas para as perguntas mais comuns dos seus clientes, para agilizar o atendimento, principalmente nos horários de maior movimento.
5) Organize conversas utilizando as etiquetas
Outro recurso bastante interessante disponível no Whatsapp Business são as etiquetas.
Com o uso dessa funcionalidade é possível organizar as suas conversas conforme a estratégia do seu negócio. Você pode, por exemplo, etiquetar as conversas segundo o estágio da compra do cliente (pedido feito, produto separado, enviado para entrega).
O objetivo aqui é facilitar a organização dos seus atendimentos de maneira mais visual, já que as etiquetas são configuradas com cores e ficam associadas às conversas.
6) Use as listas de transmissão para falar com o público
As listas de transmissão são uma excelente forma de engajar o público e contar as novidades da sua empresa para seus clientes. O recurso permite que você envie uma mensagem para diversos contatos de uma só vez.
Porém, no caso das listas de transmissão, alguns cuidados devem ser tomados: é preciso ter conteúdo relevante para distribuir com o seu público, como ofertas e promoções, dicas exclusivas e outras novidades.
Além disso, a frequência de envio dessas mensagens também devem ser planejadas para não incomodar os clientes, mas permitir que você esteja sempre presente e mantenha um bom relacionamento com eles. Então, não seja o chatão do zap!
7) Trabalha com Delivery? Envie a localização durante a entrega
Os serviços de entrega e delivery aumentaram muito, principalmente depois da pandemia.
Através do Whatsapp Business é possível compartilhar (por um determinado tempo) numa conversa ou num grupo a sua localização para que o cliente consiga acompanhar a entrega do seu pedido.
8) Use o Whatsapp Business no navegador
Você sabia que, além de desfrutar dos recursos desta poderosa plataforma no seu dispositivo móvel, também é possível utilizar o Whatsapp Business no seu computador?
Dessa forma o empreendedor pode contar com todas as funcionalidades da ferramenta diretamente no conforto de um desktop, o que torna o serviço mais fácil e mais adaptado a necessidade do usuário.
9) Faça pesquisas com o seu público
Outra ferramenta importante que pode ser utilizada para conhecer melhor as preferências do seu público é o recurso de enquetes.
Dessa forma o empreendedor pode realizar pesquisas com os seus clientes, fazer perguntas para um determinado grupo e obter os resultados dentro da própria plataforma.
Obviamente, use esse recurso com moderação e quando for adequado a estratégia de comunicação da sua empresa.
10) Atraia novos clientes
Agora que você já conhece bem o Whatsapp Business, chegou a hora de buscar novos clientes para o seu negócio.
O próximo passo é começar a divulgar a sua empresa nas redes sociais para alcançar um público cada vez maior. Isso não significa que o Whatsapp não seja mais útil.
Com o Whatsapp Business você pode seguir divulgando os seus produtos e serviços no Facebook e Instagram, bem como o seu contato, através da funcionalidade de link curto ou QR Code.
O link curto é um link compartilhável que permite que os seus clientes iniciem conversas com a sua empresa automaticamente. Se o link for aberto através de um navegador web, o usuário terá acesso às informações sobre a empresa, bem como uma mensagem padrão, caso você tenha definido uma.
O Whatsapp Business é realmente uma ferramenta fantástica, não apenas para falar com os seus clientes, mas como canal estratégico de marketing e vendas para negócios de qualquer tamanho.
Porém, é necessário entender como encaixar esses poderosos recursos à comunicação da sua empresa, seja para iniciar novas conversas ou para melhorar o relacionamento com os clientes já existentes.