Como colocar a minha empresa no Google

por | 4 maio, 2023 | Marketing

Com a forte expansão do acesso à internet no Brasil e no mundo nos últimos anos, se tornou fundamental para as empresas aprenderem a se comunicar e se relacionarem com seus clientes nesse novo cenário, não é mesmo?

Não temos dúvidas que o Google, uma das principais empresas de tecnologia e internet do planeta, possui um papel fundamental nessa mudança e permite que as empresas aumentem o poder da sua comunicação e alcancem novos clientes.

Logicamente, não são apenas as grandes empresas que podem se beneficiar das ferramentas Google para melhorarem o seu desempenho.

No post de hoje vamos ensinar você que possui um pequeno negócio local, os principais benefícios e a como colocar a sua empresa no Google.

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Boa leitura!

Por que eu preciso colocar a minha empresa no Google?

A internet mudou como marcas, empresas e consumidores se relacionam e com isso as regras do jogo foram alteradas. Seus clientes estão cada vez mais conectados e o poder agora está, literalmente, na palma da sua mão. 

Antes, as empresas detinham a informação e estabeleciam como os consumidores poderiam conhecer ou comprar seus produtos. Para realizar uma simples pesquisa, o consumidor precisava seguir de loja em loja, onde o vendedor possuía uma maior capacidade de influenciar a sua decisão. 

Com a expansão da internet esses consumidores passaram a ter muito mais acesso à informação. Agora, eles podem tirar suas dúvidas diretamente com o fabricante, sem a necessidade de intermediários.

Esses clientes também estão cada vez mais sociais, trocando informação sobre produtos e serviços em comunidades e avaliando o atendimento das empresas o tempo todo. 

Porém, o que parecia ser um problema, acabou se provando uma ótima oportunidade. Afinal de contas, empresas de todos os tamanhos agora disputam (quase em pé de igualdade) a atenção desses clientes, que estão cada vez mais conectados, informados e mais sociais.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio, ou Perfil da Empresa como é chamado atualmente, é a plataforma do Google para empresas que querem aparecer gratuitamente nas pesquisas do Google e no Google Mapas para divulgarem seus estabelecimentos.

Essa poderosa ferramenta permite que clientes pesquisando no Google encontrem as informações de contato e de atendimento da sua empresa, além dos produtos e serviços oferecidos.

7 Benefícios ao colocar a minha empresa no Google Meu Negócio?

Como vimos, os recursos desta plataforma podem ajudar muito as empresas locais a promoverem seus negócios online, de forma simples e descomplicada.

A seguir, você vai encontrar os principais benefícios em colocar a sua empresa no Google Meu Negócio:

1. O atendimento da sua empresa funcionando 24 horas por dia

Com um perfil de empresa no Google, o seu negócio passa a estar disponível para pessoas pesquisando online por produtos e serviços como o seu, 24 horas por dia.

Esses consumidores poderão encontrar as informações de contato da sua empresa, o horário de funcionamento da sua loja física, realizar ligações ou enviar mensagem para você diretamente da ferramenta, não é Incrível?

2. Coloque o seu negócio no Google e aumente o alcance da sua empresa

O mais importante em colocar a sua empresa no Google é a capacidade de aumentar o alcance do seu negócio.

Se você faz entregas ou é uma referência local, faz sentido expandir o alcance da sua comunicação para bem mais do que o seu bairro, não é mesmo? 

Com o Google Meu Negócio é possível alcançar ainda mais pessoas que estão pesquisando online por empresas semelhantes à sua, até em outras localidades que você tenha a possibilidade de atender.

3. Seja encontrado por seus clientes quando eles mais precisam

Não é de hoje que sabemos da capacidade do Google em conectar empresas e consumidores. Entretanto, esse não é o seu principal poder.

O Google é importante para as organizações pelo seu potencial de apresentar as empresas certas e seus produtos para consumidores que estão procurando online por eles nesse exato momento, adicionando a essas transações contexto e relevância fundamentais para a geração de valor para esses negócios.

4. Apareça no Google, gratuitamente

Muitas pessoas acabam não considerando o Google Meu Negócio na comunicação das suas empresas por entenderem que este é um serviço pago. 

Certamente, existe razão em pensar dessa forma, já que os benefícios são muitos e os recursos são extremamente importantes para os negócios, não é mesmo?

Entretanto, você não paga nada para colocar a sua empresa no Google utilizando o Google Meu Negócio.

O cadastro e o uso da plataforma são totalmente gratuitos.

5. Gere mais tráfego para sua loja física ou para o seu site

Outro benefício de estar presente nas pesquisas do Google e no Google Mapas é a possibilidade de gerar tráfego para o seu site (loja virtual) ou para sua loja física.

No seu perfil de empresa do Google o consumidor irá encontrar, além das informações de contato, o endereço do seu site. Dessa forma, esse consumidor agora passa a ter acesso a um ambiente exclusivo e personalizado da sua empresa.

Além disso, esse consumidor ainda pode solicitar uma rota até o seu estabelecimento, criando a possibilidade de uma visita ao local, aumentando o tráfego de clientes potenciais na sua empresa.

6. Realize mais interações com seu público-alvo

Como já mencionamos anteriormente, o seu público está cada vez mais conectado e mais social, e você pode usar isso a favor da sua empresa. 

Uma das funcionalidades desta plataforma é permitir que os consumidores façam comentários e avaliações sobre a sua empresa, que ficam disponíveis para outros usuários que encontrem seu perfil.

Você também pode realizar algumas atualizações como publicações, ofertas ou eventos que podem ser realizados na sua empresa e, da mesma forma, ficam visíveis no seu perfil.

7. Mensure o desempenho da sua empresa no Google

Também é possível, através do perfil empresarial do Google, mensurar o desempenho do seu negócio. 

Através do Google Meu Negócio é possível mensurar:

  • Número de interações dos consumidores
  • Total de chamadas feitas para o seu negócio por meio do perfil
  • Quantidade de mensagens enviadas
  • Agendamentos realizados pela plataforma
  • Cliques no website da sua empresa

Com base nessas informações é possível determinar os resultados do seu negócio e avaliar medidas de correção e melhoria do recurso, não é incrível?

Passo a passo para colocar a minha empresa no Google Meu Negócio

Chegou a hora de finalmente colocar a sua empresa no Google. Entretanto, temos um recado importante para você: para realizar o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio você vai precisar possuir uma conta do Google.

Para ajudar você a realizar o cadastro do seu negócio no Perfil da Empresa do Google preparamos esse passo a passo com as etapas que você deve seguir para fazer a sua inscrição:

1. Faça Login no Perfil da Empresa no Google com a sua conta

O primeiro passo a ser dado é realizar o acesso no site do Google Meu Negócio e realizar o login. Vale lembrar que você precisa ter ou criar uma conta Google para poder seguir o processo de cadastro na plataforma.

Faça login no Google Meu Negócio

2. Informe o nome da sua empresa

A próxima etapa é informar o nome da empresa. Esse é o nome que o Google vai usar para exibir no seu perfil e para os usuários que encontrarem o seu negócio pesquisando localmente no Google.

A sugestão aqui é usar o nome mais conhecido, normalmente o nome fantasia da empresa.

Informe o nome do estabelecimento para colocar a sua empresa no Google Meu Negócio

3. Escolha o tipo da sua empresa

Nessa etapa você precisa escolher o tipo de empresa que vai identificar no Google. Você possui um site ou uma loja online? Somente uma loja física? Você entrega serviços no seu cliente?

Você pode escolher uma das opções ou uma combinação delas se for adequado para o seu negócio.

Informe o tipo de negócio no Google Meu Negócio

4. Insira a categoria do seu negócio

O próximo passo é escolher a categoria de negócio correspondente a sua empresa. O seu negócio é uma padaria? Uma Lanchonete? Um restaurante? Qual é a sua categoria?

Você precisa identificar para o Google qual a categoria (segmento) mais adequada para o seu negócio.

Informe a categoria no Google Meu Negócio

5. Adicione o endereço da sua empresa

Agora você precisa informar para o Google o endereço da sua empresa. O endereço ficará visível no seu perfil para os consumidores poderem te localizar e chegarem à sua loja, por exemplo. 

Não precisamos falar que o endereço precisa ser informado corretamente, certo? Informar o endereço errado pode confundir os clientes e diminuir o número de visitas do público na sua loja. Obviamente, não é isso que você deseja.

Informe o endereço para colocar a sua empresa no Google Meu Negócio

6. Associando uma empresa já existente

Ao informar o endereço do seu negócio, o Google vai buscar por empresas semelhantes no local para verificar se a sua empresa já possui um perfil cadastrado. Se ela já existir, você poderá reivindicar o acesso a ela. Porém, geralmente, você só vai informar que não existe correspondência.

Atenção: se já existe um perfil para a sua empresa no Google que você não possui acesso, esse artigo não serve para você. Esse conteúdo se aplica apenas para empresas que não possuem um perfil já cadastrado no Google Meu Negócio.

Veja se o seu negócio já existe no Google Meu Negócio

7. Informe o telefone de contato e o endereço do site

Continuando, neste próximo passo do cadastro você precisa adicionar o número de telefone que ficará visível no perfil da sua empresa e disponível para o seu público. Novamente, tenha muita atenção para informar o número do telefone corretamente.

Outra informação (opcional) importante que pode ser adicionada ao seu perfil é o endereço do seu site, se a sua empresa já tiver um. Se não tiver, basta apenas você não informar e continuar seguindo o passo a passo.

Contudo, se a sua empresa ainda não tem um site ou se você ainda não entende porque ele é importante para a sua comunicação, basta acessar o conteúdo 10 motivos para a sua empresa criar um site agora mesmo para descobrir as razões de incluir esse poderoso recurso na sua estratégia de marketing.

Informe o telefone e o site para colocar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio

8. Recebe as notificações do Google

A seguir, é chegada a hora de concordar com os termos do contrato e as políticas de privacidade do Google. Você pode acessá-las se desejar, mas é preciso confirmar para continuar realizando o cadastro.

Você também pode marcar a opção para receber as notificações personalizadas e notícias no seu e-mail se desejar, mas não é obrigatório.

Nós recomendamos que você marque essa opção para receber dicas e atualizações do Google a respeito do seu perfil e de novos serviços do gigante de tecnologia.

Receba notificações do Google Meu Negócio

9. Faça a verificação do perfil para colocar a sua empresa no Google

Chegamos a um dos passos mais importantes da criação do perfil para colocar a sua empresa no Google. 

Nessa etapa, o Google vai realizar a verificação do perfil da sua empresa. Somente após essa confirmação será possível ser encontrado pelos seus potenciais clientes.

Por muito tempo o Google realizou esse processo pelo correio, o que poderia levar semanas para ser finalizado. Você precisava receber o código de verificação para depois adicionar na plataforma e validar o perfil da sua empresa.

Nesse caso, o método de verificação escolhido pelo Google foi o telefone, que deixou o processo muito simples e rápido. 

Você precisa informar o telefone pessoal ou comercial para receber o código de verificação e informá-lo para confirmar a sua empresa e seguir com o registro.

Faça a verificação do perfil para colocar a sua empresa no Google Meu Negócio

10. Definindo o horário de funcionamento

Uma vez verificada a empresa, o passo a ser dado agora é informar o horário de funcionamento do negócio. Essas informações também estarão disponíveis no perfil e aparecerão para os usuários, notificando o seu público se a empresa está aberta ou fechada.

Cuidado ao adicionar os horários de atendimento. Os consumidores podem utilizar essa informação para programar uma visita na sua loja e erros nesse registro podem deixá-los confusos sobre o seu atendimento caso eles não encontrem a empresa funcionando.

Informe o horário de funcionamento da sua empresa no Google Meu Negócio

11. Permita as mensagens diretas

Continuando o processo de cadastro, você deve decidir agora se vai permitir que o seu público envie mensagens diretamente pelo perfil da empresa. Essa é uma questão importante e deve ter a sua atenção.

As mensagens são enviadas e respondidas diretamente pela plataforma. Nesse caso, você precisará de tempo e disponibilidade para responder às mensagens e vai precisar monitorar o recebimento. 

É preciso lembrar que, uma vez ativada a opção das mensagens, o tempo que você leva para responder fica disponível para o seu público. 

Esse é um recurso bastante relevante para interagir com o seu público e é aconselhável habilitar essa função. Porém, se você entender que não possui essa disponibilidade, deve considerar deixar desativada.

Seus clientes podem enviar mensagens ao colocar o seu negócio no Google Meu Negócio

12. Faça uma descrição da sua empresa

Dando continuação no registro, chegamos no momento em que você deve inserir a descrição da sua empresa.

Escreva um texto bem legal descrevendo a sua empresa para o seu público, resumindo os produtos e serviços oferecidos, bem como alguns diferenciais do negócio. 

O texto precisa ser informativo e despertar o interesse do consumidor em negociar com você, seja indo até a sua loja ou comprando online.

Informe a descrição do negócio para aparecer no Google Meu Negócio

13. Adicione as fotos da sua empresa

Já dizia o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Nessa etapa você deve inserir algumas imagens da sua empresa para chamar atenção e mostrar o seu comércio para o público.

Tire algumas fotos bem legais do interior do seu estabelecimento para mostrar para os seus clientes o que eles vão encontrar e gerar alguma expectativa.

Você também deve incluir fotos da fachada, assim como a visão da rua, como de quem está passando na calçada ou no trânsito. O objetivo aqui é gerar alguma memória que possa ser utilizada para despertar a lembrança quando o público estiver nas proximidades.

Imagens e vídeos são importantes para potencializar a lembrança, a experiência dos usuários e estimular visitas ao seu estabelecimento.

Adicione as fotos para exibir na sua empresa no Google Meu Negócio

14. Domínio personalizado

Neste passo, caso você não tenha um site, o Google vai sugerir que você compre um domínio personalizado para a sua empresa. Ele vai lhe apresentar algumas opções com base no nome da sua empresa e com alguns valores.

Nós sugerimos que você, simplesmente, ignore essa etapa e pule essa opção. Entendemos que existe uma forma mais simples de fazer isso se você realmente desejar ter um site ou registrar um domínio para a sua empresa.

Para registrar um domínio, você pode ir diretamente no Registro.br e evitar intermediários. Dessa forma, você vai reservar esse nome (endereço) para o seu site para utilizá-lo futuramente.

Você pode comprar um domínio personalizado no Google Meu Negócio

15. Tenha o painel da empresa ao adicionar sua empresa no Google Meu Negócio

Se você chegou até aqui, deve ter finalizado o processo de cadastro do perfil da empresa no Google Meu Negócio.

No lado esquerdo, mais ao centro, você tem as ferramentas para gerenciamento e modificação do seu perfil, bem como várias opções como adicionar produtos, serviços e muitas outras.

Mais a direita, você está vendo o seu perfil, como ele aparece para o público. Você pode aproveitar para ver se tudo está como deveria ou editar o perfil caso encontre algum erro.

Utilize as ferramentas de gerenciamento do perfil para atualizar e acrescentar novas informações ao seu perfil.

Antes de finalizar, vamos a uma observação: essas etapas de cadastro podem variar conforme a plataforma escolhida para fazer o cadastro (mobile ou desktop) e também podem sofrer alterações dos passos pelo próprio Google para melhorar os recursos e a experiência do usuário com o processo.

É importante você seguir os passos definidos pela plataforma, adicionando as informações conforme solicitadas.

Tenha um perfil do negócio ao colocar a sua empresa no Google Meu Negócio

Conclusão

Sem a menor sombra de dúvida, aparecer no Google se tornou fundamental para que as empresas locais alcancem cada vez mais pessoas. O fato do hábito de consumo dos clientes ter mudado prova isso e força as empresas a terem de se adaptar e estarem presentes na internet.

O Google Meu Negócio permite que os pequenos negócios se adaptem, fácil e rapidamente, a essa nova condição. Ele também fornece recursos muito relevantes para empresas exporem suas marcas, produtos e serviços online.

No post de hoje falamos exatamente sobre isso, além de apresentar a você motivos suficientes para colocar o Google nas suas estratégias de marketing e comunicação.

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo. Não se esqueça de deixar o seu comentário em uma de nossas redes sociais e fique a vontade para apresentar as suas dúvidas sobre o tema.

Em tempo: Se você ainda deseja aprender mais sobre o Google Meu Negócio, pode acessar também o post com 10 Dicas para otimizar e melhorar o desempenho do seu perfil no Google Meu Negócio.

Guilherme Soares

Guilherme Soares

Analista de Tecnologia para PMEs

Conteúdo criado por um humano 🙋‍♂️

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