Por que ter um site? 10 motivos para criar um site para sua empresa

por | 11 maio, 2023 | Marketing

É normal o empreendedor questionar a necessidade e se perguntar por que ter um site pode ajudar no crescimento do seu negócio, principalmente nos dias de hoje onde as redes sociais estão ocupando cada vez mais espaço no cotidiano dos consumidores.

Obviamente, essa não é uma resposta fácil. Além de ter clareza quanto aos objetivos do nosso negócio, também precisamos entender como a tecnologia e a expansão do acesso à internet têm impactado na forma como os clientes consomem e se relacionam com marcas e empresas.

No post de hoje vamos falar exatamente sobre esse tema. Vamos ajudar você a entender por que é importante ter um site e os principais motivos para a sua empresa criar um o mais rápido possível.

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Tenha uma boa leitura!

Por que ter um site para a sua empresa é importante

A transformação digital e os avanços das tecnologias (especialmente a banda larga e dos dispositivos móveis) permitiram que um número cada vez maior de pessoas em todo o país tivessem acesso à internet, mudando completamente os hábitos de consumo de uma grande parcela da população. 

Para ajudar você a entender a dimensão do que estamos falando, vamos incluir algumas informações importantes sobre o uso da internet em nosso país.

Dados do acesso à internet no Brasil

Segundo o governo federal em sua pesquisa sobre internet no Brasil, o número de lares ligados à rede mundial de computadores já ultrapassa os 90% dos domicílios brasileiros. Dessa forma, conseguimos ter uma ideia do poder e do alcance que a internet possui, sendo capaz de chegar à casa de milhares de pessoas diariamente.

Essa pesquisa também traz dados referentes aos números de usuários com acesso à internet no país. Segundo ela, o número de pessoas acima dos 10 anos com conexão à internet já é superior a 150 mi de usuários em todo Brasil.

Além disso, dados recentes liberados pela Data Reportal em sua pesquisa Digital 2023: Brazil já demonstram um crescimento desse público em relação aos períodos anteriores, ultrapassando os 180 mi de pessoas conectadas em janeiro de 2023.

Outro dado bastante relevante divulgado está relacionado ao tempo em que passamos usando a internet durante o dia. Segundo a pesquisa, passamos mais de 9 horas do nosso tempo consumindo internet, em diversas atividades e nos mais variados tipos de mídias.

Esses dados só reforçam o que você já deve ter percebido faz um bom tempo: as pessoas e as empresas estão cada vez mais presentes na internet, incluindo seus fornecedores, seus clientes e seus concorrentes.

Entretanto, ainda precisamos entender as consequências dessa superexposição e o seu impacto no hábito de consumo dessa população.

Os novos hábitos de compra do consumidor

Como passamos cada vez mais tempo conectados à internet, a exposição às mídias tradicionais acabou diminuindo drasticamente. É importante entender bem essa relação, já que durante muitos anos a maioria das empresas utilizavam a TV, o rádio, os jornais, as revistas ou outros desses canais para divulgar seus negócios e promover produtos e serviços.

Além disso, esses usuários mais conectados agora também têm muito mais acesso à informação do que antes. 

Antigamente, para conseguir ter acesso às informações sobre um determinado produto, você precisava ir até a loja e falar com o vendedor, que tinha a oportunidade de influenciar a sua tomada de decisão. Literalmente, as empresas estavam no controle.

Hoje, com apenas alguns toques na tela de um smartphone, somos capazes de buscar por informações sobre empresas, produtos e serviços sem depender de intermediários, realizando comparações em várias fontes ao mesmo tempo, sem precisar sair de casa. Também aprendemos a trocar informações com outras pessoas, avaliando marcas e a qualidade dos produtos em comunidades e nas redes sociais, de forma colaborativa.

Diante desse cenário, com usuários cada vez mais conectados, informados e sociais, tornou-se fundamental para as empresas estarem presentes na internet.

10 motivos para criar um site para a sua empresa

Você ainda não está convencido da necessidade da sua empresa em ter um website profissional? Sendo assim, separamos os 10 principais motivos que vão ajudar você a entender, de forma definitiva, porque ter um site é tão importante para empresas que desejam ser mais competitivas e aumentar as suas vendas.

1. Criar presença digital para sua empresa na internet

Como já falamos anteriormente, as pessoas estão mais conectadas e passam cada vez mais tempo na internet, seja pesquisando, consumindo informações ou compartilhando conteúdo com amigos e parentes através das redes sociais.

Ter um site permite que a sua empresa tenha uma presença digital relevante e personalizada, ajudando a divulgar a sua marca, produtos e serviços onde as pessoas estão passando boa parte do seu dia.

Vale lembrar que um site, assim como a sua loja física, também precisa de divulgação. Assim, criar um site bem bacana e investir em marketing digital podem ajudar o seu negócio a alcançar mais pessoas e aumentar as vendas.

2. A sua empresa disponível 24 horas por dia x 7 dias por semana

Uma das características mais importante dos websites é a sua alta disponibilidade. Dessa forma, a sua empresa continua em atividade mesmo depois que a sua loja física encerra o expediente, funcionando 24 horas por dia x 7 dias por semana.

Assim, potenciais clientes que estiverem buscando na internet por produtos e serviços como os seus podem encontrar a sua empresa e ter acesso a informações como horário de atendimento, localização, informações de contato e muitas outras, não é fantástico?

Também é muito comum os clientes encontrarem a sua empresa através das redes sociais e visitarem o seu site. Por esse motivo, ter um site vai contribuir para que esse usuário tenha uma melhor experiência com o seu estabelecimento.

3. Melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa

Um website também pode ajudar a melhorar o seu atendimento aos seus clientes. No site da sua empresa é possível disponibilizar informações sobre os canais de atendimento como WhatsApp ou as redes sociais, criando um link para essas plataformas. Assim você facilita o trabalho desses usuários e acaba aumentando os pontos de contato dos consumidores com a sua marca.

Além disso, também é possível disponibilizar informações detalhadas de produtos e serviços permitindo que os usuários online encontrem a informação que procuram, reduzindo o volume de consultas na loja física e economizando o tempo e energia da sua equipe.

Também é possível disponibilizar respostas para as dúvidas mais comuns de seus clientes, o que também vai impactar no atendimento da sua loja. 

4. Construir credibilidade para o seu negócio

Desenvolver um bom site para a sua empresa também pode ajudar a aumentar a credibilidade da sua empresa, tanto online, quanto offline.

Como já mencionamos anteriormente, é muito comum as pessoas pesquisarem na internet e nas redes sociais por marcas e empresas. Assim, esses usuários podem encontrar o seu estabelecimento e visitar o site para buscar por informações de contato ou sobre seus produtos, por exemplo.

Ter um website bem construído e atualizado vai ajudar as pessoas a entenderem sobre o que se trata o negócio e como ele funciona, transmitindo a mensagem de que o trabalho da sua empresa é sério

5. Melhorar o relacionamento com seus clientes

Ter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para sua empresa alcançar os resultados esperados, não é verdade? Afinal, manter a satisfação e a fidelidade dos seus consumidores certamente vai ajudar a sua empresa a vender mais e a receber mais indicações.

Pensando nisso, também é possível utilizar o site da sua empresa para melhorar o relacionamento com os seus clientes.

Você pode utilizar o seu site ou um blog para oferecer conteúdos úteis e relevantes para o seu público, ajudando a resolver seus problemas e as dificuldades do seu dia a dia. Outra possibilidade é criar uma central de atendimento onde seus clientes podem ter acesso a respostas para as perguntas mais comuns, guias com informações sobre produtos e serviços, oferecer treinamentos online e muito mais.

6. Fortalecer a marca da sua empresa

Possuir um site estruturado e bem feito também pode ajudar muito no fortalecimento da marca do seu negócio. 

Quanto melhor for a experiência dos usuários enquanto ele visita e navega pelo seu conteúdo, maior a percepção de qualidade sobre a sua empresa. Assim, você consegue gerar ainda mais credibilidade para o seu negócio.

Além disso, também é possível oferecer conteúdo de qualidade para o seu cliente, fazendo com que a sua empresa ganhe autoridade e se destaque dos concorrentes. Dessa forma, a sua marca ganha ainda mais força, se tornando muito relevante no seu mercado.

7. Alcançar um número maior de clientes

Um dos principais motivos para você desenvolver um site para o seu negócio é a possibilidade de alcançar um número maior de potenciais clientes.

Com um número cada vez maior de pessoas conectadas e passando muito mais tempo online, se posicionar de forma relevante digitalmente pode ajudar o seu estabelecimento a alcançar um número maior de pessoas. Por isso é tão importante ter um site para o seu negócio.

Por meio de estratégias como SEO (otimização do seu site para os motores de busca), é possível aparecer no Google quando as pessoas estão procurando por produtos ou serviços semelhantes ao que a sua empresa oferece. Além disso, é muito comum as pessoas que interagem com a sua empresa através das redes sociais visitarem o seu site, aumentando ainda mais a sua audiência.

8. Aumentar as vendas do seu negócio

Aumentar as vendas é de longe uma das principais razões para criar um site para a sua empresa. Afinal, as pessoas estão considerando cada vez mais as informações que elas encontram online para a sua tomada de decisão de compra. 

Entretanto, não estamos apenas falando das compras realizadas através das lojas virtuais. Muitas vezes começamos os contatos com as empresas de forma online para finalizar a compra de maneira offline, em uma loja física. Portanto, ter um site bem desenvolvido e ajustado para os dispositivos móveis pode fazer uma grande diferença e permitir que o seu comércio seja considerado por essas pessoas.

Resumindo, mesmo que a sua empresa não venda seus produtos e serviços online, ainda é possível melhorar o desempenho e os resultados do seu comércio através do seu website.

9. Um dos melhores custo x benefício

Desenvolver um site para sua empresa pode ajudar muito a realizar um bom relacionamento com os clientes e alavancar as vendas do seu negócio, sem necessariamente afetar muito o seu orçamento.

Logicamente, existem custos de desenvolvimento, hospedagem e manutenção que podem variar conforme a estrutura e o tipo de site que a sua empresa vai utilizar. Porém, esses custos não costumam ser muito elevados e podem ser encaixados na sua reserva de investimento.

10. Mensuração de resultados

Uma das principais vantagens de realizar ações online é que praticamente tudo pode ser medido e o mesmo vale para o que acontece com o seu site.

Portanto, é possível monitorar os acessos dos usuários do seu site para obter informações como, por exemplo, local de onde ele está acessando, a tecnologia que ele está utilizando, as fontes de tráfego e muito mais.

Além disso, é possível medir os resultados das suas campanhas online, como a quantidade de leads gerados, contatos feitos e muitos outros indicadores.

Dessa forma, é possível utilizar essas informações para definir novas estratégias de marketing e comunicação, tomando decisões estratégicas para o seu negócio baseadas em informações de qualidade.

Conclusão

Agora que temos motivos mais do que suficientes, não restam dúvidas sobre por que ter um site é tão importante para o seu negócio, seja ele uma loja física ou um negócio online. As pessoas estão online, consumindo e se relacionando de forma nunca vista antes, principalmente depois da pandemia.

Para aproveitar as oportunidades, as empresas precisam estar preparadas e presentes digitalmente, de forma sempre relevante e atenta às necessidades desses potenciais clientes.

Ter um site bem estruturado, rico em conteúdo e adaptado aos dispositivos móveis pode ajudar a criar uma boa experiência para os seus consumidores, aumentando as chances de você ser considerado durante a sua jornada de compra. Além disso, ajuda a criar uma marca forte que é lembrada por seus clientes, aumentando as suas vendas.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo. Não se esqueça de deixar o seu comentário aqui ou nas nossas redes sociais.

Guilherme Soares

Guilherme Soares

Analista de Tecnologia para PMEs

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