Quais são os 8 principais tipos de site para pequenas empresas

por | 30 mar, 2023 | Marketing

Existem vários tipos de site para pequenas empresas, cada qual com as suas características e finalidades. Porém, você sabe qual é o tipo mais adequado para o seu negócio?

Criar um site para sua empresa pode ser uma ótima maneira de alcançar mais consumidores e gerar novas oportunidades de negócio, não é mesmo?

Entretanto, assim como qualquer outro canal de comunicação da sua empresa, ele também deve estar relacionado a um dos objetivos do negócio. Afinal, por mais que um website apresente uma ótima relação custo x benefício, ele ainda precisa gerar resultados.

Porém, para alcançar esses resultados, você primeiro precisa escolher quais são os tipos de site mais adequados à sua estratégia.

Neste post trouxemos para você uma lista com os 8 principais tipos de site para pequenas empresas e as suas principais finalidades. Desse modo, você vai conseguir entender como funciona cada tipo de website e como ele pode ajudar o seu estabelecimento.

Boa leitura!

Como escolher corretamente os tipos de site para pequenos negócios

Como escolher os tipos de site para pequenas empresas

Reconhecer os tipos de site para pequenas empresas mais adequados para o seu comércio pode até parecer uma questão fácil, mas certamente não é. Exceto se você não estiver preocupado com resultados ou se deseja ajustar o objetivo à ferramenta, ao invés do contrário.

A escolha do melhor tipo de website está diretamente relacionada ao problema que ele precisa resolver para o seu negócio. Quais são as necessidades da empresa atualmente? Quais são os seus objetivos? Qual o estágio do seu negócio? 

Essas são algumas perguntas comuns, mas importantes, que devem ser respondidas antes de você escolher que tipo de site vai criar para a sua empresa. Afinal, como já mencionamos antes, cada tipo de site é adequado para algumas finalidades.

Por exemplo, se você possui uma loja e não vende online, poderia optar por um site institucional. Assim, você pode apresentar a empresa na internet para os consumidores conhecerem o seu funcionamento, seus produtos, serviços e entrarem em contato com você.

Um ponto importante e precisa ser mencionado aqui é que a sua empresa pode criar mais de um tipo de site ou um combo deles, conforme as suas estratégias de negócio.

A sua empresa pode começar com um site institucional e depois um blog para começar a ganhar reconhecimento e autoridade, produzindo conteúdos para seu público.

8 Principais tipos de site para pequenas empresas

Existem diversos tipos de websites diferentes. Cada um deles possui o seu próprio conjunto de características, propósito e benefícios. Sendo assim, você precisa entender bem esses detalhes para escolher o tipo mais apropriado para o seu pequeno negócio.

A seguir, vamos apresentar nossa lista com os 8 principais tipos de sites para pequenas empresas que podem ajudar o seu negócio a alcançar os resultados desejados.

1. Sites One Page

Conhecidos como cartões de visita digitais, sites one page são websites que possuem apenas uma página em sua estrutura. As informações são apresentadas de forma clara e bem objetiva, sem rodeios.

Nesse formato, o conteúdo do site é apresentado em áreas chamadas seções, cada qual com as suas próprias informações. Normalmente são desenvolvidos para uma navegação top-down (de cima para baixo) que facilita a orientação dos usuários que só precisam passar entre as seções.

Sites one page são muito comuns em pequenos negócios que precisam estar online, mas que não possuem muitos produtos e que não dependem de manutenção. Além disso, por necessitar de pouco planejamento e menos tempo de desenvolvimento podem ser uma opção mais acessível financeiramente.

Uma das desvantagens desse tipo de site tem relação ao seu ranqueamento nos motores de busca. Como todo conteúdo fica centralizado em uma única página, torna-se mais difícil realizar a sua otimização, prejudicando o seu posicionamento nos buscadores em alguns casos.

2. Sites Portfólio

Os sites portfólios são tipos de sites muito indicados para pequenos negócios, principalmente prestadores de serviço e profissionais liberais, que precisam apresentar seus serviços online.

Esses websites procuram demonstrar as habilidades e capacidades da empresa ou do profissional, apresentando os trabalhos já realizados para o público interessado. Além disso, esses sites também podem conter o depoimento de clientes satisfeitos, reforçando a sua conduta e profissionalismo.

Uma das principais características desse tipo de site são as galerias de imagens. Esse tipo de apresentação é normalmente utilizada para gerar forte apelo visual, demonstrando de forma eficiente o trabalho que está sendo entregue para o cliente.

3. Sites Institucionais

Tipos de site para pequenas empresas: Site Institucional

O site institucional é aquele que apresenta a empresa de forma mais geral para o usuário. Você vai encontrar informações sobre atendimento e produtos oferecidos pelo estabelecimento, além da área sobre o negócio e um pouco da sua história.

Nesses websites, é comum as empresas apresentarem informações mais completas aos usuários para ajudá-los a entender com quem estão conversando. As informações sobre produtos costumam ser mais detalhadas e são normalmente disponibilizados canais de contato e as redes sociais da empresa.

É muito comum os usuários encontrarem sua empresa por meio de blogs ou nas redes sociais e resolverem conferir o seu site. Então, tente criar uma versão digital bem legal para a sua empresa.

Os websites institucionais são os tipos de site para pequenas empresas mais comumente encontrados. Eles são muito indicados para negócios que não vendem pela internet, mas esperam iniciar as conversas online, terminando o atendimento offline.

4. Blog

Os Blogs são websites muito utilizados atualmente por empresas que desejam alcançar um público maior e atrair novos clientes interessados.

Normalmente, os blogs são desenvolvidos como parte de uma estratégia de marketing, investindo-se na produção de conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo. Assim, ter um tipo de site para seu pequeno negócio com um blog pode ajudar muito a aumentar o reconhecimento e a autoridade da sua marca.

Outro benefício dos blogs é a possibilidade de ter seu conteúdo exibido nas ferramentas de pesquisa, como o Google. Através das técnicas de SEO é possível otimizar o conteúdo dessas publicações para melhorar o seu ranqueamento nos motores de busca. Dessa forma, é possível alcançar uma audiência ainda maior e mais relevante para sua empresa.

Sites de catálogo são tipos de site para pequenas empresas muito parecidos com as lojas virtuais, exceto pelo fato de não realizarem a venda diretamente pela plataforma. 

De certa forma, os catálogos online são muito parecidos com os sites portfólio, exceto pelo fato de apresentarem produtos, no lugar dos serviços especificamente.

O principal objetivo dos sites catálogo é apresentar o produto para o consumidor e permitir que ele solicite um orçamento para a empresa. Esses pedidos são normalmente enviados por e-mail ou via WhatsApp, contendo os dados desse potencial cliente. Dessa forma, o time de vendas pode seguir com o atendimento diretamente com esse consumidor, realizando o acompanhamento e melhorando o relacionamento com ele.

Entretanto, é necessário ficar atento às solicitações desses consumidores. Em muitos casos você vai precisar ter uma pessoa específica ou uma equipe para realizar esses atendimentos.

6. Loja Virtual

Tipos de site para pequenas empresas: Loja Virtual

Se você pretende ter um site para vender online e sem interação com os clientes, esse é o tipo ideal para o seu negócio. 

As lojas virtuais são um tipo de website desenvolvido para permitir que seus usuários comprem produtos e serviços online, diretamente pela plataforma. Todo esse processo de vendas é realizado exclusivamente pela internet.

Uma loja virtual precisa oferecer o maior número possível de informações, seja sobre formas de pagamento, formas de entrega, além das especificações dos produtos. Dessa forma, o usuário da plataforma encontrará mais facilmente o que está buscando e certamente terá uma experiência de compra muito melhor.

7. HotSite

Hotsites são tipos de websites que costumam ser utilizados em ocasiões especiais, como o lançamento de um produto, evento importante, promoção ou uma data comemorativa.

Normalmente, o ciclo de vida desses tipos de site é bastante curto, ficando disponível apenas durante o lançamento ou evento alvo.

Sua estrutura pode variar um pouco, desde um site one page desenvolvido apenas para ocasião até um pequeno site com algumas páginas relacionadas. Sempre segundo o tipo de promoção que está sendo realizada.

Normalmente são disponibilizadas informações detalhadas sobre o tema, links para compartilhamento e para acessar o site da empresa, além de informações de contato e atendimento.

8. Landing Page

Em estrutura, as landing pages normalmente são bastante semelhantes aos sites one page e os hotsites.

A grande diferença desse tipo de website para os outros é como são montados e os seus objetivos de negócio. As landing pages, ou páginas de pouso, são páginas web desenvolvidas para alta conversão de visitantes em leads ou em vendas.

Entre os elementos que compõem esses sites é possível encontrar áreas de geração de valor, gatilhos mentais, prova social, formulário de inscrição, dentre outros.

Landing pages são muito utilizadas para realização de inscrições de eventos online, distribuição de conteúdo gratuito e para venda de produtos de conhecimento. Sendo assim, as landing pages são um tipo de site para pequenos negócios que oferece uma ótima opção para ajudar na criação de uma audiência.

Conclusão

Como vimos, escolher o tipo de site mais apropriado é o primeiro passo antes de você criar o website para sua empresa ou pequeno negócio local. 

Definitivamente, esses não são os únicos tipos existentes. Entretanto, são os 8 principais tipos de site para pequenas empresas que mais podem ajudar você a alcançar resultados importantes para o seu negócio.

Se ainda tem dúvidas sobre por que ter um site para sua empresa, separamos um conteúdo bem legal para você. 

No post 10 motivos para criar um site para sua empresa, apresentamos algumas boas razões para você criar um website para sua empresa hoje mesmo.

Contudo, se você entende que a sua empresa ainda não possui recursos financeiros suficientes para criar um site, ainda existe uma boa opção. No post Como colocar a minha empresa no Google ensinamos como você pode colocar a sua empresa para aparecer no Google, gratuitamente. Essa pode ser uma boa opção inicial, porém, você pode combinar ambas estratégias para o seu negócio. Não é incrível?

Guilherme Soares

Guilherme Soares

Analista de Tecnologia para PMEs

Conteúdo criado por um humano 🙋‍♂️

Pin It on Pinterest

Share This