Escolher os tipos de promoção de vendas adequados para cada objetivo pode ser essencial para o sucesso das vendas do seu negócio, não é verdade?
Fazer uma boa promoção de vendas na sua loja pode ajudar muito o seu negócio a se destacar da concorrência e aumentar as vendas. Porém, para realizar uma promoção atrativa é necessário dar alguns passos importantes.
Em primeiro lugar, você precisa definir o objetivo da sua promoção de vendas. Afinal, é a partir da definição do objetivo que você vai planejar e definir as melhores estratégias para alcançar os resultados desejados.
Em seguida, após estabelecer um objetivo para sua promoção, você precisa planejar. O objetivo vai determinar a direção a seguir, enquanto o planejamento vai indicar o caminho e os passos necessários para se chegar onde deseja.
É na etapa de planejamento que você vai precisar definir qual a estratégia e os tipos de promoção de vendas que você vai utilizar. Os tipos de promoção vão estabelecer quais serão os benefícios que a sua loja vai oferecer aos clientes.
No post de hoje trouxemos uma lista com 12 tipos de promoções de vendas para ajudar você a atrair mais clientes e aumentar as vendas da sua loja.
Boa leitura!
O que você vai aprender nesse post:
12 tipos de promoção de vendas
12 tipos de promoção de vendas
Ao escolher um determinado tipo de promoção, você está definindo quais benefícios serão dados aos clientes durante um determinado período. Afinal, dar uma pequena vantagem ao cliente pode despertar o seu interesse e estimular a compra, não é verdade?
A seguir, separamos para você 12 tipos de promoção de vendas que você pode, de maneira criativa, utilizar para chamar a atenção do seu público:
1. Descontos
Dar descontos nas compras é de longe a forma mais comum de promoção que você irá encontrar no comércio. Portanto, você pode oferecer descontos na compra de determinados produtos, a partir de um valor de compra ou conforme a forma de pagamento.
Entretanto, você precisa sempre analisar o impacto dessa ação nas margens de lucro da sua venda.
2. Frete Grátis
O impacto do valor do frete no preço pode desencorajar os clientes que, dessa forma, podem desistir da compra ou, pior, acabar comprando no concorrente. Você pode utilizar esse tipo de promoção para clientes que, de alguma forma, já tiveram contato com seu produto ou fizeram uma cotação, por exemplo.
Além disso, você também pode utilizar esse tipo de promoção de vendas para melhorar o relacionamento e fidelizar a sua base de clientes atual.
3. Venda a prazo
A venda a prazo (o famoso fiado como muitos conhecem) pode ser um tipo de promoção interessante que você pode utilizar para estimular as vendas.
Na venda a prazo, você permite que seu cliente compre para fazer o pagamento em uma data futura, pré-combinada. Dessa forma, ele pode comprar mesmo sem dinheiro, assumindo a dívida, para pagar depois diretamente na sua loja.
Além disso, como o cliente terá que retornar à empresa para realizar o pagamento, você terá uma nova oportunidade de vender mais, não é incrível?
Logicamente, existem riscos ao vender para receber depois, então, utilize esse tipo de promoção com sabedoria e criatividade.
4. Leve X e pague Y
Esse tipo de promoção de vendas pode ajudar bastante quando você precisa girar o estoque de um determinado produto rapidamente. A ideia aqui é gerar uma sensação de vantagem para o cliente ao comprar a partir de uma determinada quantidade, por exemplo: leve 4 unidades e pague apenas 3, leve 3 sabonetes e pague apenas 2, etc.
Entretanto, ao utilizar esse tipo de promoção de vendas, você precisa verificar o impacto dos custos na margem de lucro e no financeiro da empresa
5. Vale presente
Você também pode utilizar em suas promoções a opção de vale presente.
O vale presente é um valor de desconto que pode ser utilizado em uma nova compra, sendo normalmente dado a outra pessoa como “presente”. Assim, você pode utilizar o vale para estimular compras acima de um determinado valor, quantidade ou combinado em outros tipos de promoções.
Use a criatividade!
6. Cashback
Esse é, sem dúvidas, um ótimo tipo de promoção de vendas que você pode utilizar, atendendo a mais de um objetivo ou necessidade do negócio.
Mas, o que é o cashback?
O Cashback consiste em devolver ao cliente uma parte do valor gasto por ele ao comprar um produto ou serviço em sua empresa. Esse valor pode ser devolvido ao cliente em espécie, entretanto, a melhor opção é em forma de crédito para ser utilizado em compras futuras.
Você pode utilizar o cashback para reduzir a utilização dos descontos na sua loja, ao mesmo tempo que estimula o retorno do cliente ao estabelecimento. Dessa forma, o cliente pode voltar e realizar uma nova compra, resgatando esse valor de crédito para ajudar no pagamento.
7. Oferta Relâmpago
As ofertas relâmpago (ou promoções relâmpago) são ofertas realizadas para estimular a aquisição de produtos e serviços em um pequeno intervalo de tempo. Por exemplo, você pode oferecer um desconto para um determinado produto ou produtos de determinada marca nas compras realizadas na próxima hora.
Esse tipo de promoção é ótima quando você quer reter a atenção dos clientes ou aproveitar as compras por impulso. Além disso, as ofertas relâmpago têm o poder de criar um gatilho mensal poderoso na mente dos consumidores: o gatilho da urgência.
Use a criatividade e combine diferentes tipos de promoção de vendas com a oferta relâmpago para chamar a atenção dos seus clientes e vender mais!
8. Brindes
Oferecer mimos aos clientes para estimular a compra costuma funcionar muito bem na maioria dos segmentos. Fornecer brindes aos clientes que, por exemplo, compram a partir de um determinado valor ou uma determinada marca pode aumentar a sensação de vantagem.
Logicamente, ao oferecer esse tipo de promoção ao cliente, você precisa entender bem o interesse do seu público-alvo. Dessa forma, ofereça os brindes que mais façam sentido para seu consumidor se você deseja que as suas ações realmente funcionem como o esperado.
9. Amostra grátis
Certamente, não existe uma opção melhor para gerar desejo no seu cliente do que deixar que ele experimente uma fração do seu produto ou serviço. Afinal, permitir que o cliente experimente parte do produto antes da compra, pode ajudar você a demonstrar suas características e seus benefícios, não é mesmo?
Oferecer aos consumidores uma amostra grátis é certamente um dos melhores tipos de promoção que você pode realizar na sua loja. Por exemplo, se você é uma confeiteira, poderia permitir aos seus clientes experimentar uma fatia daquela torta nova que você está lançando.
Obviamente, existem setores em que esse tipo de promoção de vendas pode não ser aplicável. Porém, com criatividade e imaginação, você pode realizar essa forma de promoção até no segmento de serviços com eficiência.
10. Kit de produtos
Os kits de produtos são uma ferramenta poderosa quando você precisa reduzir o estoque de um determinado produto ou aumentar o valor do ticket médio.
Neste tipo de promoção de vendas, você combina um ou mais tipos de produto que, ao serem comprados juntos, vão oferecer ao cliente alguma vantagem. Você pode, por exemplo, dar um desconto no valor dos produtos se eles forem comprados juntos.
Vale lembrar que, ao realizar esse tipo de promoção, você precisa analisar o impacto nas margens de lucro na venda desses produtos para não ter prejuízos, beleza?
11. Sorteio
Sorteios são uma forma eficiente e amigável de estimular as vendas na sua loja. Entretanto, esse não é o único objetivo que pode ser alcançado com esse tipo de promoção. Além disso, os sorteios possuem a capacidade de manter a atenção do seu cliente na empresa durante o período da promoção.
Sorteios também podem ser utilizados para gerar interação com seus clientes (principalmente em tempos de redes sociais), sendo uma opção poderosa para alcançar novas pessoas.
Sorteios podem funcionar muito bem quando combinados com outros tipos de promoção de vendas como, por exemplo, vale presente, cupom de desconto, brindes entre outros. Use a imaginação!
12. Queima de estoque
A queima de estoque, como o próprio nome já diz, é quando você precisa baixar rapidamente o estoque de um produto ou grupo de produtos.
Esse tipo de promoção de vendas pode ser utilizada para girar o estoque de produtos que estão parados há muito tempo. Além disso, a queima de estoque também pode ser utilizada para aumentar o volume de vendas rapidamente e fazer caixa.
Entretanto, preciso chamar a sua atenção para dois pontos importantes. Em primeiro lugar, tenha muita atenção ao realizar esse tipo de promoção. Analise os descontos que serão aplicados e novamente, verifique o efeito das ofertas na margem de lucro.
Em segundo lugar, não tente fazer o seu cliente de bobo. Ao realizar esse tipo de promoção, garanta que o cliente realmente perceba os benefícios, principalmente se for um desconto. Caso contrário, o cliente pode entender que está sendo enganado, gerando um sentimento negativo com relação a sua empresa e seu trabalho.