Muitos negócios já perceberam como é importante realizar um bom atendimento de vendas para garantir a felicidade e a satisfação do seu cliente, não é mesmo? Mas até que ponto vai esse atendimento? A etapa de pós-venda para as pequenas empresas costuma ser tão importante quanto a venda propriamente dita, embora, poucas empresas conheçam as vantagens dessas estratégias para o seu negócio.
Nesse post vamos ajudá-lo a entender um pouco mais sobre esse assunto. Preparamos para você um conteúdo super especial com 8 benefícios do pós-venda para pequenas empresas.
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Tenha uma boa leitura!
O que você vai aprender nesse post:
Qual a importância do pós-venda para pequenos negócios
8 benefícios do pós-venda para pequenas empresas
O que é o pós-venda
O pós-venda é uma das etapas do processo de vendas que ocorre depois do consumidor realizar a compra de um produto ou serviço. Dessa forma, as empresas podem seguir com o atendimento a fim de proporcionar uma ótima experiência de compra para esse consumidor.
Boas estratégias de pós-venda permitem que as empresas continuem gerando valor e se relacionando com seus clientes ao longo de todo o seu ciclo de vida, trabalhando para alcançar a satisfação e a fidelidade do seu cliente.
Entretanto, é exatamente nessa etapa que muitas empresas falham.
A maioria dos negócios acaba investindo uma boa quantidade de recursos e energia em diversas estratégias para aquisição de novos clientes e acabam se esquecendo e negligenciando os consumidores que a empresa já conquistou.
Não que a aquisição não seja importante. Contudo, deve haver um certo equilíbrio entre as ações para conquistar e a manutenção dos clientes atuais.
Qual a importância do pós-venda para pequenos negócios
A etapa de pós-venda para pequenas empresas é especialmente importante, principalmente quando estamos falando de crescimento e da continuidade desses estabelecimentos.
Os pequenos negócios estão inseridos em um cenário extremamente competitivo e desigual. Além de disputarem entre si pelo público, as pequenas empresas também precisam enfrentar os grandes varejistas que possuem capacidade de investimento em marketing muito maior.
Portanto, tornou-se necessário que as pequenas empresas busquem por formas melhores de diferenciação para se destacarem dos concorrentes e se relacionarem melhor com seus clientes. Por isso, é essencial a realização do pós-venda para pequenos estabelecimentos.
Como veremos, garantir a satisfação do cliente durante e após a venda pode ajudar a fortalecer o sentimento do cliente sobre o seu negócio, tornando-o fiel a sua marca.
8 benefícios do pós-venda para pequenos negócios
Até esse momento você já aprendeu o que é e a importância do pós-venda para micro e pequenas empresas. Entretanto, você já sabe quais são as vantagens de adotar essas estratégias no seu negócio?
A seguir você vai encontrar 8 benefícios do pós-venda para pequenas empresas e como essas estratégias de atendimento podem ajudar o seu pequeno estabelecimento a ser mais competitivo e a se relacionar melhor com o seu cliente.
1. Aprimorar a experiência de compra
A maioria das empresas acaba se concentrando muito na aquisição de novos clientes e na venda propriamente dita, não é verdade?
Elas esquecem que o processo de vendas deveria continuar, mesmo depois que o cliente paga pelo produto ou serviço e vai para casa. Existem muitas coisas que ainda podem dar errado e precisam da atenção da empresa para garantir que o cliente esteja, de fato, satisfeito com a sua compra.
O produto pode não ser adequado à necessidade do cliente, podem ocorrer problemas relacionados a entrega, dificuldades de consumo ou instalação do produto. Enfim, podem acontecer uma série de coisas que irão afetar negativamente a percepção de qualidade do seu atendimento.
Obviamente, problemas como esses também vão impactar diretamente na experiência de compra desse consumidor.
Portanto, implementar estratégias de acompanhamento e suporte ao cliente logo após a venda podem ajudar a melhorar ainda mais a experiência de compra deste consumidor. Dessa forma, você garante que ele tenha sucesso completo na utilização do seu produto, deixando o cliente satisfeito e muito feliz com seu atendimento.
2. Melhorar o relacionamento com o cliente
A sua pequena empresa também pode utilizar estratégias e o atendimento pós-venda para seguir se relacionando com o consumidor. Em um primeiro momento, o cliente conhece a sua empresa, seus produtos, até que a relação esquenta e ele decide lhe dar um voto de confiança e comprar.
Entretanto, se você deixar a relação esfriar depois desse primeiro encontro, é possível que o cliente se sinta abandonado ou esquecido, diminuindo as chances da sua empresa ser lembrada quando ele for realizar uma nova compra. Ainda, esse consumidor pode acabar considerando comprar no seu concorrente, não é mesmo?
Estreitar o relacionamento com o cliente, mesmo após a compra, vai ajudar você a garantir a satisfação deste consumidor, evitando que eventuais falhas se tornem problemas, encontrando novas oportunidades e aumentando as chances desse cliente comprar novamente na sua empresa.
3. Aumentar a fidelidade do consumidor
Um bom atendimento de pós-venda também pode ajudar o seu pequeno negócio a aumentar a fidelidade do seu cliente. Porém, por que isso é importante?
Primeiro, precisamos lembrar que a aquisição de novos clientes para a sua loja costuma custar tempo e dinheiro e você não deseja jogar esse investimento fora, não estou certo? Uma vez que você traga o cliente para a empresa é necessário mantê-lo, de forma que ele esteja sempre disposto a comprar de você quando for necessário.
É nesse ponto que um bom atendimento pós-venda para pequenas empresas entra em ação.
Existem boas estratégias que podem ser utilizadas no seu negócio visando garantir esse contentamento, melhorando a experiência e tornando o seu cliente mais fiel a sua marca.
4. Reduzir as taxas de cancelamento e devolução
Realizar um bom atendimento pós-vendas também pode ajudar a diminuir as taxas de cancelamento, troca e devolução de produtos ou serviços no seu comércio.
Logicamente, você faz um grande esforço para garantir que o produto oferecido ao cliente no momento da venda atenda às suas necessidades, e da melhor forma possível. Porém, ainda podem ocorrer problemas ou dificuldades que podem levar o seu cliente a cancelar os serviços ou produtos contratados.
O cliente pode ter problemas com a instalação, configuração ou utilização do produto, ou apenas entender que o produto que ele comprou não atende as expectativas. Ainda, a entrega do produto pode ter sido realizada fora do tempo combinado ou fora das especificações, não importa. Vários problemas podem ocorrer e impactar na satisfação do seu cliente.
Existem estratégias de pós-venda que podem ajudar a sua pequena empresa a detectar esses problemas até mesmo antes deles aparecerem, permitindo que você haja ativamente para resolvê-los antes do cliente ficar insatisfeito e desejar realizar o cancelamento ou a devolução do produto.
Dessa forma, você tem a oportunidade de encantar esse cliente, criando uma ótima experiência de compra, aumentando a satisfação, a fidelidade e a percepção de qualidade do trabalho que você está realizando, não é incrível?
5. Fortalecer a reputação da empresa
Trabalhar para garantir a satisfação dos clientes deve ser uma prioridade, principalmente para as pequenas empresas que desejam ter uma reputação forte no seu mercado.
Vale lembrar que os consumidores estão mais conectados a internet, mais informados e cada vez mais sociais, buscando e compartilhando informações sobre marcas e empresas nas redes.
Portanto, clientes satisfeitos tendem a falar bem do atendimento e da sua empresa, gerando uma reputação positiva para o seu negócio, influenciando a opinião de outras pessoas e aumentando o interesse delas por seus produtos e serviços.
6. Transformar os clientes em promotores da marca
O pós-venda, assim como parte do processo de vendas, também é muito importante para o marketing da sua empresa. Afinal, trabalhar para satisfação dos consumidores deve ser uma das principais metas para os pequenos negócios que desejam seguir vendendo para seus clientes.
Entretanto, é possível ir além da satisfação, estreitando o relacionamento com os clientes de tal forma que eles passam a se tornar verdadeiros defensores da marca.
Como falamos antes, os hábitos de consumo estão diferentes hoje em dia. As pessoas estão cada vez mais ligadas a internet, comparando mais e trocando informações entre si em comunidade. E isso pode ser muito importante, principalmente para as pequenas empresas.
Clientes que alcançam esse nível de relacionamento se tornam muito mais fiéis a sua marca, passando a promovê-la espontaneamente para pessoas próximas e amigos, até mesmo nas redes sociais.
Além disso, ao se deparar com outras pessoas que estão tendo alguma dificuldade ou possuem opinião negativa a respeito da sua marca, esses clientes tendem a defender a sua imagem, compartilhando experiências e fornecendo feedback positivo a respeito do seu trabalho.
7. Reduzir os custos de aquisição
Uma das principais razões para as organizações investirem em boas estratégias de pós-vendas está diretamente relacionado à redução dos custos, tanto para aquisição, quanto para retenção desses clientes.
Antes de seguirmos, precisamos lembrar que um dos resultados esperados de um bom atendimento pós-vendas para pequenas empresas é melhorar o relacionamento e a satisfação do nosso cliente.
Como já mencionamos, existe um motivo importante para isso: clientes satisfeitos podem retornar para comprar novamente, além de indicar a sua empresa para outras pessoas.
Essas indicações acabam ajudando muito o seu negócio a conquistar novos clientes a custos extremamente baixos.
Esse trabalho boca a boca é extremamente relevante, permitindo que a empresa fortaleça a sua credibilidade, além de reduzir os custos das suas ações de marketing para divulgação e aquisição de novos clientes.
8. Aumentar as vendas
Aumentar as vendas é certamente um dos principais benefícios do pós-venda para pequenas empresas.
Empresas que possuem um bom relacionamento com os seus clientes e trabalham para sua satisfação aumentam as chances de serem consideradas quando ele precisar realizar uma recompra.
Além disso, empresas que estão mais próximas dos consumidores podem detectar antecipadamente novas oportunidades de negócio. Isso permite que você ofereça ao seu cliente novos produtos e serviços, impactando assim diretamente no faturamento do seu estabelecimento.
E por fim, mas não menos importante, temos as indicações. Clientes satisfeitos realizam espontaneamente mais indicações para outras pessoas, o que ajuda diretamente na aquisição de novos clientes e no aumento da receita.
O pós-venda é uma das etapas do processo de vendas mais importantes para as empresas que desejam levar o relacionamento com o cliente para outro patamar.
Como vimos, o uso estratégico do pós-venda proporciona uma série de benefícios para as organizações, principalmente os pequenos negócios. Afinal, qual empresa não deseja aumentar as suas vendas, não é verdade?
Logicamente, essas empresas não possuem grandes recursos para a captação de novos consumidores, dependendo muitas das vezes do trabalho boca a boca dos clientes para alcançar esse objetivo.
Entretanto, para isso acontecer é necessário o cliente estar satisfeito com a sua empresa o suficiente a ponto de realizar essa indicação. Por isso o pós-venda para pequenas empresas é tão importante.