A importância do cadastro de clientes para as pequenas empresas

por | 23 abr, 2024 | Vendas

Você certamente ouviu falar ou já possui um cadastro de clientes na sua empresa, certo? Entretanto, você entende realmente a importância do cadastro de clientes para o seu negócio?

O cadastro é um recurso essencial para as empresas, seja ela uma grande varejista, uma pequena empresa ou comércio local.

Contudo, poucos são os empresários que conseguem utilizar efetivamente essa poderosa ferramenta, seja para aumentar as vendas ou melhorar o relacionamento com o cliente.

Mesmo que você conheça e acredite em seu potencial, não compreende de verdade a importância dela para o negócio. Além disso, não sabe como utilizar essas informações, permitindo que a sua empresa seja menos competitiva.

Neste post, vou ajudar você a entender, de forma definitiva, a importância do cadastro de clientes, especialmente nas pequenas empresas. Por fim, espero que você compreenda a importância de ter as informações certas no seu cadastro, assim como os principais motivos para mantê-lo atualizado.

Espero que goste 🫶. Tenha uma ótima leitura!

Qual a importância do cadastro de clientes?

O cadastro de clientes é uma ferramenta de gestão poderosa, que vai além de uma base de dados ou repositório de informações. Esse é um recurso valioso, que contém informações do ativo mais importante para as empresas: seus clientes.

O cadastro oferece as informações necessárias para entender quem são seus clientes e suas necessidades, ajudando-o a encontrar a melhor forma para atendê-los.

Além disso, ele é útil caso você tenha que encontrar grupos de clientes com as mesmas características. Um bom cadastro de clientes permite que você segmente o seu público, melhorando o desempenho da sua comunicação, alcançando o cliente certo no momento certo.

Ainda, com cadastro bem realizado, é fácil personalizar as interações com o seu público. Assim, conforme o conhecimento sobre o seu cliente aumenta, é possível desenvolver produtos e serviços ainda mais ajustados às necessidades e desejos do consumidor.

A importância do cadastro de clientes para as pequenas empresas

Atendente entregando o produto para o cliente demonstrando a importância do cadastro de clientes para as pequenas empresas.

A importância do cadastro de clientes é ainda maior para os pequenos negócios, independente do seu segmento.

Como dono de um comércio, você sabe o quanto o mercado está competitivo atualmente. Além de disputar com outros negócios locais, é necessário concorrer com marcas globais e grandes redes pela atenção do consumidor.

Com poucos recursos, o empreendedor precisa ser inteligente e criativo, economizando energia para realizar suas ações de maneira mais assertiva. Sendo assim, o cadastro de clientes é um recurso fundamental, contribuindo para aumentar a eficiência nestes negócios.

Outra ocasião que a importância do cadastro de clientes é percebida, é no planejamento das promoções. O cadastro fornece informações essenciais sobre o perfil e o comportamento do público, permitindo-lhe escolher melhor as ofertas para seus clientes.

Além disso, podemos observar o impacto do uso dessas informações nas vendas, aumentando principalmente o valor do ticket médio. Conhecendo o perfil do consumidor, é possível oferecer, por exemplo, combos de produtos ou descontos ao cliente de maneira mais acertada.

Entendendo a importância do cadastro de clientes para o processo de venda

Dono da loja mostrando alguns produtos para o seu cliente em um tablet deixando claro a importância do cadastro de clientes para o processo de vendas.

Não podemos esquecer a importância do cadastro de clientes para o processo de vendas das empresas. 

Independente da etapa, as informações encontradas no cadastro colaboram para o sucesso das vendas, além de criar uma experiência de compra positiva para seu cliente.

Mais oportunidades durante a pré-venda

Na etapa de pré-venda, o cadastro pode fornecer informações interessantes sobre as necessidades do consumidor, permitindo que a empresa encontre ótimas oportunidades.

Além disso, ao planejar uma promoção, essas informações ajudarão sua equipe a encontrar clientes mais qualificados para essas ofertas, aumentando suas chances de conversão.

Ainda não faz promoções? Encontre 12 tipos de promoção de vendas para atrair clientes e aumentar as vendas da sua loja.

O cadastro pode ajudar na etapa de venda

O cadastro de clientes também pode ajudar você a melhorar o atendimento e as vendas na sua loja. 

Desse modo, ao utilizar o conhecimento adquirido com o cadastro, seu atendente pode personalizar, tanto a abordagem quanto a comunicação especificamente para esse cliente.

Além disso, o histórico de compras pode oferecer insights incríveis para o vendedor, permitindo-o oferecer produtos e serviços mais relevantes para o público.

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A importância do cadastro de clientes para o pós-venda

Mesmo após a finalização da compra, o cadastro de clientes continua sendo uma ferramenta importante, desempenhando papel central no atendimento pós-venda.

Nesta etapa, você pode usar informações, como o histórico de vendas, para obter insights para a oferta de produtos adicionais ou suporte, conforme necessário.

Além disso, é simples consultar os dados para contactar o cliente e medir o seu nível de satisfação com o produto ou serviço adquirido.

Pensando em realizar o pós-venda na sua empresa? Descubra aqui 8 benefícios do pós-venda para pequenas empresas.

Quais informações devem estar presentes no cadastro de clientes?

Nessa altura do campeonato, estou certo que você já compreendeu a importância do cadastro de clientes.

Contudo, de nada vale um cadastro de clientes se você não estiver coletando dados corretos, necessários para gerar inteligência e conhecimento estratégico para a empresa

Agora, você precisa determinar quais dados são mais importantes para o negócio, facilitando para os vendedores buscarem por essas informações durante os atendimentos.

Entretanto, não existe um padrão que defina quais são esses dados, variando de negócio para negócio, de segmento para segmento.

Por exemplo, se você trabalha com produtos para cabelos femininos, informações como tipo de cabelo são essenciais para indicar quais produtos oferecer à cliente. 

Por outro lado, e se você é dono de uma loja de brinquedos? Saber se seu cliente possui filhos, idade e datas de aniversário pode ajudá-lo a gerar novas vendas.

Como empreendedor, você precisa dedicar um tempo para analisar quais informações estratégicas dos seus clientes devem estar presentes no cadastro. Contudo, não se esqueça do básico. Você ainda vai precisar de informações como nome, contato, endereço, dentre outras para ter um cadastro realmente útil e completo.

Modelo para cadastro de clientes: pessoa física

  • Nome completo;
  • RG;
  • CPF;
  • Telefone/WhatsApp;
  • Endereço;
  • Profissão;
  • Estado Civil;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;

Modelo para cadastro de clientes: pessoa jurídica

  • Razão Social;
  • Nome Fantasia;
  • Inscrição Estadual;
  • CNPJ;
  • Telefone;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Site;
  • Segmento;
  • Data de abertura;
  • Contato na empresa;
  • Telefone do contato/WhatsApp;
  • E-mail do contato

Qual a importância de manter o cadastro de clientes atualizado?

Uma caixa com alguns ovos com carinhas pintadas, sendo que uma delas parece triste ilustrando a cara do empreendedor que não sabe a importância de manter o cadastro de clientes atualizado.

Manter o cadastro de clientes atualizado é extremamente importante para as empresas, proporcionando benefícios, tanto no curto como também no médio e longo prazo. 

Para ajudar você a entender, separei 4 motivos para manter o cadastro de clientes atualizado:

1) Melhorar a comunicação com os consumidores

Um cadastro de clientes atualizado vai permitir que você tenha sempre as informações corretas de contato com o cliente. Assim, os atendentes ou vendedores da sua equipe terão uma chance de sucesso maior quando precisarem falar com eles.

Imagine o seguinte: o cliente chega na sua loja procurando por um determinado produto, mas você não possui ele em estoque nesse momento. Então, quando recebe uma nova remessa, resolve fazer o contato para avisar da chegada do produto. 

Entretanto, você não possui os dados de contato desse consumidor. Consequentemente, por não ter informações desse potencial cliente, você acabou perdendo uma ótima oportunidade de venda.

2) Mais eficiência nos investimentos em marketing

Outra razão para manter o cadastro de clientes atualizado está relacionado ao conhecimento gerado por essas informações. O cadastro é muito útil para ajudar a equipe de marketing a conhecer o perfil dos clientes, os melhores canais e seus hábitos de consumo.

Dessa forma, você pode adotar as melhores estratégias para alcançar os consumidores, aumentando a eficiência das ações de marketing e reduzindo os custos de aquisição.

3) Tornar a experiência de compra ainda melhor

Já mencionamos anteriormente a importância do cadastro de clientes no processo de vendas e existe uma razão óbvia para voltarmos nisso: a experiência do cliente.

Empresas de todos os portes e tamanhos tem investido cada vez mais para criar uma ótima experiência de compra para seus consumidores. Entretanto, essa iniciativa não é exclusiva das grandes empresas.

Nos pequenos negócios, essa é uma estratégia fundamental para a sua sobrevivência. Vale lembrar que clientes satisfeitos e felizes voltam para comprar mais, além de indicar a sua empresa para outras pessoas.

Desse modo, um cadastro atualizado pode lhe ajudar a personalizar o atendimento e oferecer produtos e serviços certos, melhorando a experiência de compra do cliente.

4) Melhorar o relacionamento com o cliente

O cadastro de clientes atualizado também pode ajudar as pequenas empresas a melhorar o relacionamento com o cliente.

Através do histórico, você pode acompanhar os atendimentos e as vendas realizadas para esse consumidor. Dessa forma, é possível seguir toda a jornada do cliente, agindo ativa ou preventivamente, solucionando problemas antes mesmo deles acontecerem.

Entretanto, se não estiver atualizado, você não terá informação, impedindo-o de agir estrategicamente para melhorar o relacionamento e fidelizar o seu cliente.

Conclusão

Como vimos nesse post, é fácil entender a importância do cadastro de clientes para as organizações. Para as pequenas empresas essa é uma ferramenta essencial, permitindo que esses negócios sejam mais eficientes e competitivos. Entretanto, o cadastro requer planejamento e trabalho duro para mantê-lo sempre atualizado para poder ser utilizado de forma estratégica no seu negócio.

Guilherme Soares

Guilherme Soares

Analista de Tecnologia para PMEs

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