Num cenário extremamente competitivo e veloz, encontrar formas para atrair novos consumidores e fidelizar clientes é essencial para o sucesso e a continuidade dos negócios. Assim, uma das principais formas utilizadas pelas empresas para chamar a atenção e se aproximar do público são as promoções, em destaque o Cashback. No entanto, você sabe o que é Cashback e como ele funciona?
No post de hoje vou ajudar você a entender o que é Cashback e como ele funciona, de forma simples e prática.
Além disso, você vai descobrir quais são os tipos de Cashback e suas principais vantagens, tanto para os consumidores quanto para empresas.
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Cashback vale a pena? Vamos descobrir juntos!
O que você vai aprender neste post:
Cashback ou programa de pontos? Qual é o melhor?
O que é Cashback?
O Cashback é um tipo de promoção de vendas, muito semelhante a um programa de recompensas, que oferece ao consumidor o benefício de recuperar uma parte do valor ao comprar um determinado produto ou serviço.
Surgido no final dos anos 90 nos EUA, o Cashback, que em tradução livre significa “dinheiro de volta”, tornou-se popular no Brasil, especialmente no varejo.
Desse modo, o Cashback acabou sendo incorporado às estratégias de marketing das empresas, tendo em vista o seu potencial para atrair e fidelizar clientes.
Leia mais: 12 tipos de promoções de venda para atrair clientes e aumentar as vendas da sua loja.
Como funciona o Cashback?
A forma como funciona o Cashback é relativamente simples e fácil de ser entendida na prática.
Vamos supor, por exemplo, que você tenha comprado um produto no valor de R$ 1.000,00 e que tenha um Cashback de 5%. Isso significa que, ao comprar esse produto, você deverá ter algum tipo de reembolso no valor de R$ 50,00.
Vale lembrar que, diferente do desconto, o valor do pagamento é feito de forma integral, para só depois você ter o direito ao reembolso. Desse modo, não exagere ou poderá comprometer a organização das suas finanças.
Além disso, para ter o direito ao Cashback da sua compra, você precisa atender aos critérios estabelecidos pela empresa ou plataforma para essa promoção.
A maneira como o reembolso será realizado também pode variar. Assim, a devolução do valor pode ser feita em sua conta bancária ou como crédito para ser utilizado na próxima compra, por exemplo.
Para evitar confusões, fique atento às regras estabelecidas pela empresa ou plataforma ao participar deste tipo de promoção.
Tipos de Cashback
Como você pode imaginar, existem alguns tipos de Cashback disponíveis atualmente no mercado. Para efeitos desta publicação falaremos sobre os 3 tipos de Cashback mais comuns: o Cashback Livre, Exclusivo e o Social.
Livre
O Cashback Livre é um tipo de Cashback que permite que o cliente use o valor do reembolso da forma que entender melhor. Dessa forma, o cliente tem uma economia real na realização da sua compra.
O reembolso pode ser realizado em espécie, PIX ou outras formas de crédito e pode ser utilizado na mesma ou em outra empresa, por exemplo.
Exclusivo
Já no Exclusivo, o funcionamento é um pouco diferente dos demais. Normalmente, o reembolso desse tipo de Cashback é convertido em crédito, que só pode ser utilizado no mesmo estabelecimento ou para compra de produtos específicos.
O Cashback Exclusivo se apresenta como uma ótima estratégia, permitindo que empresas aumentem a fidelidade e estimulem o retorno do cliente, gerando novas vendas.
Social
Neste tipo de Cashback não existe o reembolso do valor da compra para o cliente.
Na verdade, o valor disponibilizado por conta do Cashback é destinado para ações ou instituições de caridade. Assim, no lugar de receber o reembolso, o cliente tem a possibilidade de fazer uma doação para uma causa social a qual se identifique.
Cashback ou Programa de Pontos? Qual é o melhor?
Essa é uma dúvida bastante comum entre os consumidores. Apesar do Cashback ser um tipo de promoção que se tornou bastante popular no varejo brasileiro, ele não é o único.
Os programas de pontos, normalmente presentes nos cartões de crédito e em plataformas especializadas, funcionam de forma similar ao Cashback.
Contudo, ao invés de devolver parte do “dinheiro de volta” ao cliente, esses valores são convertidos em pontos e podem ser utilizados de várias formas.
Você pode acumular pontos para trocar em produtos em plataformas parceiras, como desconto nas faturas de cartões de crédito, programas de milhas, dentre outras possibilidades.
Conheça as principais diferenças entre o Cashback e os programas de pontos:
- Flexibilidade: O Cashback é, normalmente, uma opção mais flexível, permitindo que você utilize esse crédito em uma compra futura, por exemplo. Pontos, por outro lado, muitas vezes possuem restrições de uso.
- Reembolso imediato: O reembolso, dependendo do tipo de Cashback utilizado pela empresa, oferece retorno financeiro imediato ao consumidor, enquanto os pontos precisam ser acumulados e trocados posteriormente.
- Transparência: O valor retornado pelo Cashback é, na maioria das vezes, claro e direto para o consumidor. Já o valor dos pontos podem variar segundo as regras do estabelecimento ou do programa de pontuação.
Como as empresas se beneficiam dos programas de Cashback?
Além das vantagens já mencionadas para o consumidor, o Cashback também oferece uma série de benefícios às empresas, especialmente para os pequenos negócios.
Nas empresas, os programas de Cashback pode ser utilizados para:
- Atrair novos clientes: O Cashback é um tipo de promoção de vendas excelente para chamar a atenção e atrair novos clientes para as empresas. Ele oferece um benefício financeiro direto, sendo altamente atrativo para os consumidores.
- Fidelizar os clientes existentes: Outra forma de utilizar o Cashback é na fidelização dos clientes que a empresa já possui. Empresas que oferecem o Cashback de forma exclusiva podem, por exemplo, transformar o valor do reembolso em crédito. Assim, esse valor poderá ser utilizado pelo cliente em uma compra futura, no mesmo estabelecimento. Dessa forma, você estimula o cliente a retornar e a fazer negócios novamente com você, não é incrível?
- Aumentar as vendas: O Cashback também ajuda as empresas a aumentarem as suas vendas. Clientes que terão uma parte do “dinheiro de volta” tendem a comprar mais itens ou produtos de maior valor, impactando no ticket médio de vendas.
- Fortalecimento da marca: Disponibilizar Cashback para seus clientes, demonstra que a sua empresa está preocupada com a experiência de compra e valoriza a fidelidade do consumidor. Dessa forma, as empresas conseguem estreitar o relacionamento com público, fortalecendo a marca e aumentando a diferenciação da concorrência.
Cashback vale mesmo a pena?
Não temos dúvidas de que o Cashback vale muito a pena, seja para os consumidores, seja para as empresas.
Ao oferecer retorno financeiro para o cliente, o Cashback torna a compra mais atrativa, permitindo que o cliente tenha um ganho real na sua compra.
Contudo, nunca deixe de lado o seu planejamento financeiro.
Por mais que um produto ou serviço se torne mais atrativo por conta do percentual de reembolso, garanta que essa compra não atrapalhe a organização das suas contas.
Além disso, fique atento às regras de reembolso nas compras que oferecem o Cashback. Muitas das vezes os estabelecimentos criam regulamentos que definem a forma de como utilizar e o tempo de validade dos valores de reembolsos.
Para empresas, utilizar tipos de promoções como Cashback em suas estratégias apresenta uma série de vantagens, desde aumento nas vendas até a fidelização de clientes. Entretanto, oferecer cashback para os clientes requer planejamento.
Você precisa garantir que os custos associados à realização dessa promoção não fujam do controle, tendo impacto negativo nas suas margens de lucro.
Dessa forma, encontre o tipo de Cashback mais adequado a sua estratégia e não se esqueça de definir as regras, antes de iniciar.
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Até mais e bons negócios 🚀!
fontes: Investopedia, Global Banking and Finance