Se você é um profissional novo na refrigeração ou possui uma loja estabelecida sabe como é importante conseguir clientes para manter o funcionamento do negócio.
Atrair novos consumidores é um desafio para qualquer empresa, independentemente do porte ou segmento de negócio, e não seria diferente na refrigeração. Afinal, conquistar novas pessoas interessadas pelo seu trabalho requer conhecimentos e habilidades que normalmente não estão presentes nos cursos técnicos especializados da área.
Neste conteúdo você vai encontrar 10 ótimas dicas e descobrirá como conseguir clientes na refrigeração, aumentando o faturamento do seu negócio.
Vamos lá? Pegue papel, caneta e bora 🚀!
O que você vai aprender neste post:
10 Dicas para conseguir clientes na refrigeração:
- Comece pela agenda de contatos
- Analise o seu cadastro de clientes
- Faça um bom atendimento pós-venda
- Peça indicações para seus clientes
- Utilize o WhatsApp Business
- Coloque o seu negócio no Google
- Tenha um site otimizado
- Tenha uma presença digital forte nas redes sociais
- Faça promoções relevantes
- Estabeleça parcerias de negócio
Dica 1. Comece pela agenda de contatos
Se você está começando um negócio na refrigeração, conquistar os primeiros clientes, pode ser algo desafiador. No fim das contas, nesta etapa você ainda não possui tantas referências, dificultando a criação de uma relação de confiança entre você e seu público.
Dessa forma, comece a captação de clientes pela sua agenda de contatos, afinal, essas são pessoas que você já conhece e já possui alguma relação. Fale com amigos, familiares, pessoas próximas e depois vá avançando para as pessoas com que você tem menos contato.
Pode não parecer muito no início, contudo, essa simples ação já pode gerar algumas boas oportunidades de negócio.
Dica 2. Analise o seu cadastro de clientes
Se você já está no mercado, certamente vendeu ou prestou serviços para algumas pessoas e deve possuir um cadastro de clientes. Desse modo, faça uma análise do cadastro e aproveite para aprender mais sobre o seu consumidor, como a localização, segmentos, canais de contato, entre outras informações.
Além disso, veja em seu histórico quais são os principais produtos e serviços comprados por seus clientes. Dessa forma, você conseguirá descobrir novas oportunidades, como a venda de um produto adicional ou a necessidade de um serviço de manutenção, por exemplo.
Para realizar essa análise, possuir um sistema de gestão para loja de refrigeração pode ser bastante útil. Com essa ferramenta você poderá cadastrar clientes e acompanhar o histórico de vendas e serviços prestados de forma simples e rápida, não é incrível?
Saiba mais: A importância do cadastro de clientes para as pequenas empresas
Saiba mais: 5 vantagens do cadastro de clientes para sua loja
Dica 3. Faça um bom atendimento pós-venda
Uma das maiores queixas dos consumidores de serviços de refrigeração está relacionada ao atendimento.
Se você busca dar destaque para sua empresa ou ser um profissional reconhecido no mercado, ofereça uma experiência de compra superior para seu cliente. Sendo assim, além de disponibilizar um bom atendimento durante a venda, preocupe-se também em realizar um ótimo atendimento pós-venda.
Faça contato com o cliente após a compra para saber como está o funcionamento do produto que ele comprou ou sobre o equipamento instalado, por exemplo.
O pós-venda pode ajudar você a aumentar a percepção de qualidade sobre o atendimento, produto ou serviço prestado. Além disso, ele permite que você melhore o relacionamento e aumente a fidelidade do seu cliente.
Portanto, essa pode ser uma ótima estratégia e uma forma barata de como conseguir mais clientes na sua loja de refrigeração.
Saiba mais: 8 benefícios do pós-venda para pequenas empresas
Dica 4. Peça indicações para seus clientes.
Ao oferecer uma ótima experiência de compra para o seu cliente, é natural que ele fique satisfeito. Com isso, as chances dele indicar você para um amigo ou pessoa próxima, aumentam consideravelmente.
Entretanto, essas indicações podem não acontecer de forma rápida ou no volume que você precisa, impactando negativamente no faturamento do seu negócio.
Ao invés de aguardar passivamente, você pode pedir ativamente por essas indicações ao seu cliente. Você pode, por exemplo, aproveitar um contato pós-venda e pedir que ele indique uma ou duas pessoas com necessidades semelhantes e que poderiam se beneficiar do seu trabalho.
Logicamente, você deve evitar pedir indicações para clientes insatisfeitos. Nesse caso, trabalhe para melhorar a satisfação do consumidor e evitar que fale mal do seu trabalho para outras pessoas.
Dica 5. Utilize o WhatsApp Business
Na refrigeração, criar uma relação de confiança com o seu público é fundamental se você deseja atrair novos clientes. Desse modo, dar uma cara mais profissional para o seu negócio pode transmitir segurança e encorajar os clientes a fazerem negócios com você.
Utilizar o WhatsApp Business no lugar do WhatsApp convencional pode ajudá-lo a melhorar a imagem do seu negócio, aumentando a credibilidade.
Além disso, ele oferece recursos úteis como, por exemplo, a criação do perfil do negócio com dados de contato, horários de atendimento, dentre outras informações.
Deseja se aprofundar no uso do WhatsApp Business? Acesse o post WhatsApp Business: 10 dicas para alavancar as vendas em negócios locais.
Dica 6. Coloque o seu negócio no Google
Já faz um bom tempo que o hábito de compra do consumidor mudou. Agora, além de pedir referências para amigos e pessoas próximas, seus clientes também estão pesquisando na web.
Dessa forma, se você não está presente ou não aparece nas pesquisas do Google quando eles estão procurando, está perdendo boas oportunidades de negócio.
Colocar a sua empresa no Google é uma ótima forma de divulgar o seu negócio e uma forma como conseguir clientes na área de refrigeração.
Ele possui um serviço gratuito e muito eficiente para pequenos negócios chamado Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio). Assim, você pode criar um perfil para seu negócio e aparecer nas pesquisas do Google, localmente, quando clientes estiverem procurando por serviços na sua região.
No artigo como colocar a minha empresa no Google você encontrará os principais benefícios da ferramenta, além de um passo a passo para criar a sua conta.
Dica 7. Tenha um site otimizado
Ter um site para o seu negócio na refrigeração, seja uma loja ou como prestador de serviços, também pode ajudar você a conquistar mais consumidores.
Um site otimizado para os mecanismos de busca, como o Google e o Bing, pode ajudar o seu negócio a aparecer nos resultados das pesquisas. Dessa maneira, a sua empresa será capaz de alcançar um número maior de pessoas quando elas estão buscando por produtos e serviços semelhantes ao seu.
Plataformas gratuitas como o WordPress, por exemplo, podem ajudar você a ter um ótimo site com pouco ou nenhum investimento.
Além de otimizar o seu site para os buscadores, também é importante que ele seja adaptável nos dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Lembre-se que as pessoas estão fazendo suas buscas na internet tanto pelo computador, quanto pelo celular.
Saiba mais: Por que ter um site? 10 motivos para criar um site para sua empresa
Saiba mais: Quais são os 8 principais tipos de site para pequenas empresas
Dica 8. Tenha uma presença digital forte nas redes sociais
Com o crescimento das redes sociais, diversas empresas estão usando essas ferramentas para aumentar as vendas e melhorar o relacionamento com os clientes.
Desse modo, você também pode aproveitar o poder das redes para atrair mais consumidores para o seu negócio. Você pode divulgar a sua empresa, falar sobre seus produtos ou como seus serviços podem resolver os problemas do seu cliente, por exemplo.
Além disso, também é possível usar esses canais para aumentar a autoridade ou melhorar o relacionamento com os clientes.
Não esqueça que as pessoas estão nas redes à procura de entretenimento e de se conectar com outras pessoas. Portanto, planeje-se e tenha objetivos claros e estratégias bem definidas antes de começar.
Dica 9. Faça promoções relevantes
Uma forma eficiente de chamar a atenção do público e aumentar as vendas da sua loja de refrigeração são as promoções. Afinal, quem é que não gosta de uma boa oferta?
Logicamente, as promoções não são uma exclusividade apenas de lojas e comércios. Como prestador de serviço, você também pode realizar e se beneficiar das promoções, desde que façam sentido para você e para seu cliente.
Como profissional, você pode oferecer cashback ou um programa de indicações para fidelizar e estimular as vendas ou aumentar a indicação de clientes, por exemplo.
Contudo, antes de pensar em realizar uma promoção, é necessário planejar e escolher os tipos de promoção mais adequados para sua estratégia.
Saiba mais em: 12 tipos de promoção de vendas para atrair clientes e aumentar as vendas da sua loja
Dica 10. Estabeleça parcerias de negócios
Uma ótima dica para ajudar você a conseguir mais clientes na refrigeração é fazer parceria de negócios com outras empresas.
O formato dessas parcerias pode variar, conforme o seu tipo ou perfil de negócio. Por exemplo, se você tem uma loja, pode realizar parcerias com técnicos e outros prestadores de serviços para aumentar a venda de peças e equipamentos.
Por outro lado, se você é um prestador de serviços, fazer parcerias com lojas pode render indicações e até mesmo comissões na venda de produtos.