Como fazer o planejamento para vender mais no dia das mães

por | 9 mar, 2023 | Vendas

O dia das mães é uma data muito especial para o calendário comercial, seja localmente ou ao nível nacional. Afinal de contas, o volume de vendas dessa data é muito próximo ao volume de vendas tanto do Black Friday quanto do Natal. 

Para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa data é necessário estar muito bem preparado, principalmente se você deseja efetivamente vender mais no dia das mães.

Uma das partes mais importantes para o sucesso das ações que você vai realizar neste período de festividade é o planejamento. 

Existem muitos pontos que precisam estar alinhados e ajustados para que a sua loja realmente esteja pronta para realizar as vendas que ela tanto precisa.

Nesse artigo preparamos algumas dicas simples para ajudá-lo a como fazer o planejamento para vender mais no dia das mães. 

Vamos fornecer algumas boas ideias para ajudar na preparação do estoque, para organizar as ofertas e sugestões para criar as metas de vendas para essa data tão importante.

Boa leitura!

Por que realizar um bom planejamento para as vendas do dia das mães?

Vender não é uma arte ou uma ciência exata como você já deve ter percebido, não é verdade?

Para a sua loja sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo é necessário vender de forma consistente. A consistência em vendas é um dos principais fatores para manter a sua empresa viva e gerando bons resultados ao longo do tempo.

Por ser algo tão importante para a continuidade do seu negócio, é preciso tornar o processo de vendas algo previsível. Você precisa conseguir repetir suas ações todos os meses de forma eficiente para alcançar o sucesso. 

Obviamente, por se tratar de um processo previsível, é seu dever garantir a sua realização e o seu aperfeiçoamento, constantemente. É por isso que você deve planejar suas vendas!

E não poderia ser diferente para o período do dia das mães. Você precisa organizar e preparar a sua loja para aproveitar ao máximo essa data que possui um volume de vendas significativamente maior que os dias normais.

Comece o planejamento para as vendas do dia das mães com antecedência

É importante começar o planejamento para o dia das mães com alguma antecedência para evitar surpresas que podem acabar afetando negativamente os seus resultados. 

Vale lembrar que o seu objetivo é deixar tudo pronto para conseguir vender mais no dia das mães e essa preparação demanda algum tempo, certo?

Você vai precisar, por exemplo, organizar e atualizar o estoque dos produtos que vai vender, definir as promoções que a sua loja vai fazer, decorar a loja, entre outras coisas para deixar tudo pronto.

Além disso, você também vai ter que lidar com problemas e imprevistos que surgirem, então, faça o tempo trabalhar a seu favor.

Analise as finanças e reserve um valor para investir

Reserve algum tempo para analisar o caixa da sua empresa e para colocar as contas em dia. 

Você certamente vai precisar usar a criatividade para realizar a preparação da sua loja. Porém, pode ser que em algum momento precise investir um pouco, seja na decoração ou para realizar alguma outra ação específica.

Por exemplo, você pode precisar de um design gráfico para preparar alguns banners para sua comunicação visual interna. Você também pode pagar um curso de vendas para a equipe, investir em publicidade ou pintar aquela parede feia que te incomoda já a algum tempo.

Reserve um pouco de dinheiro para realizar pequenos investimentos durante esse período e evite surpresas no seu fluxo de caixa.

Conheça bem o público-alvo das suas ações de venda para o dia das mães

Pode até parecer clichê, mas é extremamente importante conhecer bem o público alvo comprador nessa data comemorativa. Você precisa ter uma visão clara dos principais “atores” envolvidos na jornada de compra, entender as suas necessidades e seus principais objetivos.

Chamamos de “atores” as pessoas envolvidas nesse processo e acredite, nem sempre a pessoa que vai comprar é a mesma que vai consumir o produto.

É muito comum o presente do dia das mães ser comprado por um filho ou por um companheiro. Pode ser até mesmo um neto presenteando a sua querida avó.

Você precisa entender bem as nuances envolvidas nesse processo para saber como se comunicar e ajudar esses clientes a fazerem a melhor escolha de presente e se sentirem realmente satisfeitos.

Escolha bem o mix de produtos que irá vender no dia das mães

Esse é um dos principais passos que você deverá realizar no planejamento da sua loja para vender mais no dia das mães: escolher quais produtos vai ofertar aos seus clientes para realizar as melhores promoções.

É importante escolher produtos que façam sentido com a data e com o público alvo, então, escolha com sabedoria.

Você também pode conversar com seus vendedores para ajudá-lo a reconhecer quais são os produtos que mais fazem sentido incluir no seu mix de produtos. 

Outra boa fonte de consulta para saber quais produtos vendem mais no dia das mães pode ser o seu próprio sistema de controle de vendas. Busque pelas informações desse mesmo período do ano anterior e veja quais os produtos que você mais vendeu nesse período.

Você ainda não possui um sistema para controle de vendas na sua loja? Conheça o nosso sistema para controle das vendas e gestão de lojas.

Organize e atualize o estoque dos produtos que vai vender no dia das mães

Agora que você já definiu quais produtos vão fazer parte das ações de venda, chegou a hora de verificar o estoque da sua loja. Você deve deixar tudo pronto para atender a demanda esperada para as vendas desse período.

Faça uma contagem desses produtos para identificar a posição atual do estoque da sua loja. 

Essa informação será muito importante para determinar se essa quantidade será suficiente ou se será necessário incluir novos pedidos nos fornecedores para abastecer a loja. 

Nessa etapa, para executar essa tarefa rapidamente e economizar o seu tempo, ter um sistema de controle de estoque na sua loja ajudaria bastante. Com esse sistema você poderia, de forma simples e prática, gerar um relatório e ter acesso a essas informações quase que instantaneamente.

Analise bem essas informações considerando a sua expectativa de vendas para esse período. Você espera vender mais? Quanto? Você vai precisar ajustar o estoque de forma adequada para suportar a demanda dos clientes para esses produtos. 

Use a sua experiência e as informações disponíveis para ajudá-lo a tomar essa decisão de forma assertiva.

Faça os pedidos e combine os prazos de entrega com seus fornecedores

Agora que você possui as informações necessárias para fazer os pedidos para reposição do estoque, chegou a hora de entrar em contato com seus fornecedores.

Lembre-se que muitas outras lojas também estão se programando para vender mais no dia das mães e os fornecedores estão recebendo muitos pedidos. Com isso, ocorre um grande crescimento na demanda do mercado por essas mesmas mercadorias.

Você precisa administrar bem essa questão para conseguir colocar seus pedidos e receber os produtos a tempo de garantir que suas vendas sejam bem sucedidas.

Exija transparência dos seus fornecedores e combine os prazos de entrega para evitar que ocorram imprevistos e que isso atrapalhe os resultados das suas vendas. 

Novamente, faça o tempo trabalhar a seu favor.

Defina quais serão promoções e monte um calendário

Agora que o estoque da loja está organizado, chegou a hora de pensar nas ofertas que você irá disponibilizar para seus clientes. 

Como as ofertas e promoções serão realizadas, pode variar de negócio para negócio. 

Algumas lojas podem realizar promoções apenas no dia, enquanto outras podem estender as ofertas por 7, 15 ou 30 dias antes dessa data. Você tem total liberdade para escolher o melhor modelo para o seu negócio. 

Você poderia, por exemplo, começar a sua promoção de dias das mães com até 30 dias de antecedência. Dessa forma você pode ir trabalhando pequenos grupos de produtos nas promoções a cada 7 dias, até concluir o período de promoções.

Registre isso e monte um calendário de promoções. Você poderá aproveitar essas informações para ajustar a sua comunicação durante todo o período.

Estabeleça metas para as vendas para o dia das mães, mas seja realista

Estabelecer as metas de vendas para esse período de dias das mães também é muito importante. Você precisa deixar evidente qual é a sua expectativa, o resultado esperado e como vai medir o sucesso ou fracasso das suas ações.

  • Defina o período de medição para as vendas

O primeiro passo é definir o período de vendas que será usado como base para a medição desse resultado. 

Você pode definir uma meta de vendas apenas para o dia das mães se você vai realizar ações e promoções apenas nesta data. 

Outra alternativa é, por exemplo, estipular uma meta de vendas mensal se for trabalhar todos os dias que antecedem essa data.

  • Tenha coerência ao estabelecer a meta e seja realista

Após estabelecer o período, é necessário agora definir a meta de vendas. Tenha em mente que existem outras pessoas envolvidas no processo e que terão seus resultados medidos, então seja realista e coerente com as suas expectativas.

Procure entender os aspectos econômicos e sociais que envolvem o público e as expectativas do mercado para esse período. 

Quando possível, converse com clientes para descobrir as suas intenções para a data e seja equilibrado ao definir as metas de vendas.

Registre e compartilhe as suas expectativas e metas com a sua equipe de vendas.

  • Simule e trabalhe com diferentes cenários de vendas

Uma ideia que pode ajudar bastante no equilíbrio do seu planejamento de metas é a elaboração de cenários. Essa pode ser uma ótima forma de alinhar as expectativas e tornar o ambiente um pouco mais previsível.

Trabalhe com um cenário onde as suas vendas estão abaixo da sua expectativa (cenário pessimista). 

Nesse cenário as suas vendas estão abaixo do esperado e você precisa avaliar o impacto desse resultado no seu negócio. Avalie as ações de correção necessárias que podem ser realizadas para mudar esse cenário.

Crie também metas para um cenário normal de vendas, onde os seus resultados estão em uma previsão mais próxima da realidade.

Como é um período festivo importante, as suas vendas devem ser um pouco maiores, mas sem exageros. Analise o impacto das vendas desse cenário na sua loja e o que você poderia realizar para melhorar.

Estabeleça também metas para um cenário de vendas um pouco mais otimista. 

Nesse cenário a sua loja vendeu um pouco mais que o esperado e suas ações foram bem sucedidas. 

Análise e encontre a relação entre as ações realizadas e os resultados obtidos e descubra como melhorar ainda mais para seguir aumentando as suas vendas.

Conclusão

Acredito que tenha ficado bem claro o papel do planejamento para o sucesso da sua loja nas vendas para o dia das mães. 

Obviamente, ainda existem outros fatores que vão influenciar diretamente no alcance de um resultado superior de vendas. Você ainda vai precisar preparar o time de vendas, preparar a loja e atrair mais clientes para conseguir, efetivamente, alcançar mais resultados.

Espero que você tenha gostado e que essas dicas possam ser úteis para o seu sucesso.

Forte abraço!

Guilherme Soares

Guilherme Soares

Analista de Tecnologia para PMEs

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